Usaflex inaugura nova planta em Campo Bom e já projeta expansão de produção e novas contratações

Campo Bom – Depois de cerca de seis meses de negociações, foi oficialmente inagurada, nesta terça-feira, 11, a nova planta da Usaflex em Campo Bom, que agora ocupa o prédio completamente renovado, do antigo Calçados Viadei, no bairro Rio Branco. A produção já acontece no local desde segunda-feira, dia 3. “Para nós é muito orgulho, nossa intenção nunca foi sair de Campo Bom, que tem mão de obra de costura muito qualificada. Grande problema era a limitação física da antiga planta”, salienta o CEO, Sérgio Bocayuva. Também presente no ato simbólico de corte da fita, o sócio-fundador da empresa, Juersi Lauck, projetou o futuro. “20 anos atrás, quando criei esse produto e essa marca, não imaginava que a gente ia chegar no ponto que a gente chegou. Vou dizer pra vocês: estamos apenas na metade do caminho! A Usaflex vai crescer muito mais.Sempre tive o objetivo de manter a Usaflex aqui em Campo Bom, e por isso lutamos. Espero que vocês, funcionários, se sintam bem, para produzir um produto cada vez melhor”, declarou.

Para o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, são as empresas que possibilitam os empregos e qualidade de vida às famílias. “Por isso agradeço muito a sensibilidade e a confiança da Usaflex. Sabemos que os funcionários hoje estão numa casa melhor e mais confortável. Temos certeza que temos trabalhadores de muitoa qualidade, que sabe fazer produto diferenciado”.

Espaço maior e confortável

A costureira Marília Soares, há 11 anos na empresa, valida o novo espaço. “Ótima mudança, agora temos mais espaço na produção, refeitório espaçoso e no verão vai ter ar condicionado, é mais conforto. Anima trabalhar!”. São 350 colaboradores hoje em Campo Bom, com compromisso de criar mais 150 novos postos em até cinco anos. “Essa planta é três vezes maior do que a anterior. Então, olhando pro futuro, com este parque instalado, considerando Igrejinha, Parobé, Dois Irmãos, e agora Campo Bom, estou preparado para ir até dezembro de 2021, quando já vou buscar mais duas plantas novas”, revela Bocayuva.

Linha completa de produção

A unidade em Campo Bom é responsável pela costura do sapato, montado em Igrejinha. Em torno de 10 mil pares são costurados por dia na planta. O plano é ampliar e ter uma linha completa de produção no local. “A ideia é transformar em fábrica completa. Temos espaço e vamos iniciar com corte e chanfração até o final deste ano. Entre dois e três anos pretendemos esgotar essa unidade ao começarmos a montar aqui também”, revela Marcelo Guimarães, diretor de planejamento industrial da Usaflex. Bocayuva projeta que a unidade chegará facilmente aos 700 colaboradores. “Nosso compromisso é criar 150 novos postos, mas se pegarmos o exemplo de Parobé, que tínhamos 150 e a previsão era de 500 em cinco anos, e hoje, nem dois anos depois, já estamos com 420, aqui podemos chegar aos 700”, declara Bocayuva. A Usaflex recebeu em 2017 e 2018 o prêmio Great Place to Work. “Esse ano já saiu o resultado preliminar e estamos muito acima do mercado. Por quê? É consequência do investimento maciço que fazemos em mão de obra, com reconhecimento do colaborador e capacitação”, pontua o CEO.

Texto e Fotos: Sabrina Strack