UPA de Sapiranga pode entrar em funcionamento dentro de quatro meses

Sapiranga – Depois de longa espera, finalmente, a Prefeitura obteve do governo federal, o comprometimento de que os recursos para a compra dos equipamentos da UPA 24 Horas serão liberados. A confirmação veio na tarde da quinta-feira (14), durante encontro de prefeitos e secretários municipais, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Com isso, a expectativa da Prefeitura de Sapiranga é de que até o dia 30 de maio, um decreto orçamentário do ministério da Saúde seja publicado no Diário Oficial da União, e os recursos fiquem à disposição. “O ministro Arthur Chioro deu a palavra de que os 600 mil reais serão destinados para Sapiranga. O ministro foi sensível aos pedidos dos prefeitos”, destacou o secretário da Saúde, Emerson Leite. Se tudo ocorrer dentro do esperado, a estimativa da Prefeitura de Sapiranga é de que a UPA entre em funcionamento, entre agosto e setembro de 2015.
O Rio Grande do Sul possui nove UPAs em vias de entrar em funcionamento. Em razão das dificuldades financeiras do governo federal, ficou acertado que quatro terão seus custos finais cobertos pela União. Outras três, o governo estadual ajudará na compra dos equipamentos.
Durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15) a prefeita, Corinha Molling, destacou a necessidade de o governo federal contribuir com o custeio das ações na área da saúde. “Temos os custos do plantão 24 horas, o convênio com o Hospital Sapiranga e as Unidades Básicas de Saúde. O governo federal precisa ajudar os municípios a manter essa complexa estrutura”, disse a prefeita.
Como funcionará a UPA 24 Horas
A UPA 24 Horas disponibilizará à comunidade raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. A UPA de Sapiranga é de Porte I, tem gasto mensal estimado em 650 mil reais, previsão de até oito leitos de observação e capacidade para atender cerca de  150 pacientes por dia. Localizada nas esquinas da Avenida Mauá com a Rua José de Alencar, a UPA foi construída em área de 999,56 metros quadrados, no Bairro Centenário.