UPA atende por dia 15 pessoas de outros municípios

Referência | Inaugurada em fevereiro deste ano, UPA 24 Horas acolhe cidadãos de municípios vizinhos

Sapiranga – Com uma equipe de médicos, pediatras e enfermeiros disponíveis 24 horas por dia, a UPA de Sapiranga se tornou referência para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) até de outros municípios vizinhos, como Araricá e Nova Hartz. Dados revelados pela Secretaria de Saúde de Sapiranga – a pedido do Jornal Repercussão – revelam que aproximadamente 15 pacientes por dia de outros municípios procuram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas). “Acredito que isto acontece em virtude do bom atendimento e da resolutividade que a UPA oferece aos seus usuários, por outro lado, desfavorece aos usuários moradores de Sapiranga, pois isto causa demanda e demora no atendimento, o que também sobrecarrega os profissionais que lá atuam”, avalia a secretária de Saúde, Janete Salvati Hess.

A expectativa da Prefeitura de Sapiranga é de que cerca de R$ 100 mil mensais comecem a ser pagos pelo Governo Federal e pelo governo estadual, a partir do mês de outubro.

Situação

Além da UPA de Sapiranga, serão contempladas com recursos para custeio as unidades de Bento Gonçalves, Santa Maria, São Leopoldo, Tramandaí e Viamão. Desde que entrou em funcionamento em fevereiro deste ano, Sapiranga investe R$ 850 mil mensais de recursos próprios para manter o padrão de atendimento da UPA 24 Horas. A UPA de Sapiranga é de Porte I, possui oito leitos de observação e capacidade para atender cerca de 150 pacientes por dia. Entre os usuários do SUS que não obteve atendimento no seu município e procurou atendimento da UPA 24 Horas em Sapiranga está o morador de Nova Hartz, Marlon Portela, 20 anos. “Na área da saúde não temos muitos médicos e pediatras disponíveis em Nova Hartz. Com isso, tive que me deslocar até Sapiranga para ter atendimento adequado para meus filhos”, revelou o jovem.