UNIP se adapta na pandemia para fortalecer o EAD e seguir com encontros

Atendimentos presenciais estão sendo realizados via agendamento Foto: Divulgação

Sapiranga – Buscando se adequar ao período da pandemia, o polo da Universidade Paulista (UNIP), de Sapiranga, realizou adaptações nas suas aulas. Desde o dia 23 de março, a escola de educação à distância (EAD) está com as suas unidades fechadas, sem atendimento ao público e sem os encontros presenciais. Segundo a vice-diretora, Josiane Borba, o período é bem delicado. “Tudo isso foi bem desafiador para nós, pois a incerteza tomou conta de todos os alunos, funcionários e comunidade, sem saber como seriam as coisas. Para o EAD talvez tenha sido um pouco mais fácil, pois já trabalhávamos com uma metodologia completa e uma plataforma on-line, porém com encontros presenciais semanais. E foi aí que tivemos que nos reinventar e adaptar”, afirma. A UNIP organizou com o grupo de tutores como ficariam os encontros com seus alunos e como seriam realizados os atendimentos de secretaria e coordenação aos alunos e comunidade. “Prezamos pela saúde e bem estar do nosso aluno e funcionários, e também pela qualidade do ensino que ofertamos, sendo assim, foram tomadas todas as medidas necessárias para a segurança de todos, sem que nossos alunos fossem prejudicados”, destaca.

 

Aderindo a aplicativos para seguir com trabalho

Desde o primeiro momento que a unidade foi fechada, a UNIP buscou ferramentas e medidas que pudessem melhor atender os alunos. Foi criado então um canal de avisos no aplicativo de conversas Telegram para todos os alunos. Os encontros presenciais foram adaptados para que ocorressem pela plataforma Google Meet, onde os tutores seguem com atendimento semanal ao grupo de alunos. Segundo Josiane, esta adaptação está funcionando bem, e os alunos e tutores conseguiram se adaptar muito bem. Já os atendimentos no polo estão sendo realizados com horários agendados com os alunos, a partir da flexibilização das medidas de segurança, para que fosse possível fazer a entrega de diplomas, recebimento de documentos e alguns atendimentos específicos. O atendimento na unidade de Sapiranga segue no horário normal, das 13h às 22h, porém é realizado através do WhatsApp do polo, no número (51) 9226-9848, ou pelo fixo, (51) 3039.3772.

Decisão acertada

Coordenadora do polo de Sapiranga, Graciele dos Reis, afirma que a decisão de fechar a escola, em um primeiro momento, causou apreensão. “Fomos em busca de nos aprimorarmos para manter nosso suporte, atendimento e preservar a todos. Nos reinventamos e tivemos êxito junto ao nosso alunado. Mantemos o apoio de sempre”, ressalta.