Uniforme gratuito não está nos planos de Campo Bom

Esclarecimentos | Secretaria de Educação não pretende comprar uniformes para estudantes em 2015

Campo Bom – Nesta semana, o Jornal Repercussão foi procurado por uma família campo-bonense, que não concorda com a forma que o município trata o tema dos uniformes escolares nas escolas públicas. O cidadão entende que a Prefeitura deveria custear as peças de roupas para todos os mais de seis mil estudantes da rede municipal de ensino. “Entendo que os valores cobrados pelos uniformes são muito caros. Uma jaqueta, por exemplo, chega a custar 90 reais. Para quem tem dois filhos, o custo salta para 180 reais e acaba pesando no orçamento”, contextualiza o morador do bairro Bela Vista, Rodrigo Morbach.
Os filhos do campo-bonense estudam em escolas diferentes: um no Centro de Educação Integrada (CEI) e outro na escola Borges de Medeiros. “Recebemos um aviso de uma das escolas em março para uma reunião e no encontro alertaram sobre a necessidade do uniforme. Os pais que participaram do encontro se sentiram pressionados a comprar”, relata Morbach.
Campo Bom possui 40 escolas municipais. Anualmente, investe mais de 50 milhões de reais na educação. Em 2014, foram R$ 54.788.657,87 investidos.
Secretaria de Educação explica a situação
Conforme a Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom, o uso do uniforme está previsto em todos os contratos de convivência das escolas de Ensino Fundamental e parte das de Educação Infantil. Para amenizar o impacto financeiro da compra de uniformes pelas famílias, as escolas costumam promover iniciativas de trocas e doações de uniformes entre os estudantes. Há também Ações Entre Amigos com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de peças. A secretaria ressalta ainda que o uso do uniforme tem como foco a economia financeira das famílias, pois a utilização diminui os gastos das famílias com outras roupas.
Entretanto, a compra deve ser feita pelas famílias e a Prefeitura não pretende repassar uniformes escolares de forma gratuita para os estudantes neste ano. Em e-mail enviado ao Repercussão, a Prefeitura deixa claro que entende que o uso do uniforme é positivo e reduz os sinais de disparidade socioeconômica entre as famílias, evitando o constrangimento entre os alunos que costumam se diferenciar por conta de marcas e da moda impostas pela mídia.
Nova Hartz: uso não é obrigatório nas escolas
Em Nova Hartz, a Prefeitura consultou as direções das escolas sobre a adoção de um uniforme único. Porém, algumas unidades possuem o seu modelo de uniforme e se decidiu por respeitar as particularidades de cada escola. Nas instituições que adotaram o uso do uniforme, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer nota que as famílias e os estudantes aderiram em grande número. Mesmo com o uso do uniforme não sendo obrigatório, a Prefeitura informou que até mesmo as famílais de baixa renda se esforçam para adquirir as peças para ofertar aos filhos.
Gratuidade em Araricá
Através de recursos do governo federal, a Prefeitura entregou no mês de março, 1.200 kits de uniformes escolares para estudantes da rede pública de ensino. 
Sapiranga se organiza
Em Sapiranga, a Prefeitura informou que o processo de compra dos uniformes escolares está em processo de licitação, e que serão contemplados estudantes das redes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos.