Unidades no Loteamento Voo Livre são concluídas e registram invasão

Nota da redação: A constatação da presença de adultos e adolescentes foi feita em pelo menos duas casas, na última quinta-feira (30/03), enquanto operários ainda concluíam serviços em demais unidades. A partir da publicação da reportagem, algumas pessoas que aguardam a definição de qual será seu imóvel, procuraram a reportagem para informar que nenhuma invasão é vista no local nesta sexta-feira (8) e que um guarda fica no local. O temor deles era de que a entrega dos imóveis para os contemplados pudesse ter prejuízos.

Sapiranga – Com a conclusão das obras das unidades habitacionais no Loteamento Voo Livre, bairro Ferrabraz, o próximo passo agora para a definição dos moradores será o sorteio por parte da Caixa Econômica Federal. Entretanto, algumas famílias já haviam invadido algumas das construções na última semana.

No último dia 22 de abril, uma reunião foi realizada entre a Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, para esclarecimento das questões relativas ao projeto construtivo, empreendimento e suas garantias. Com a presença da Diretora do Departamento de Habitação de Sapiranga, Claudia Flores, o encontro no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, teve a participação de 77 pessoas, com atenção as normas sanitárias e presença de um representante por família.

Os participantes tiveram uma demonstração do mapa de localização que será utilizado no sorteio da morada, até os prazos de garantia de cada item; canais de atendimento com a construtora no pós obra; cuidados com a instalação dos eletrodomésticos; o que fazer em caso de vazamento; localização dos registros gerais de água; indicação dos locais onde não é possível perfurar; assim como outras questões e esclarecimentos de dúvidas dos presentes sobre a construção das casas. Ainda está prevista uma vistoria das residências, acompanhada pela equipe do Departamento de Habitação, para avaliar se algo ainda precisa ser reparado. A avaliação é encaminhada para a Caixa, construtora e Secretaria de Planejamento da Prefeitura, que farão os reparos necessários.

Fiscalização da obra entre caixa e prefeitura

As 80 unidades habitacionais do Loteamento Popular Voo Livre, no bairro Ferrabraz, compõem a obra contratada pela Caixa Econômica Federal diretamente com a empresa que venceu o chamamento público (Construtora São Gabriel) realizado pela Prefeitura. O Município tem a obrigação de fiscalizar a obra juntamente com a Caixa. O empreendimento foi possível porque o Município disponibilizou, através de doação, a área para a construção do loteamento popular. As casas serão entregues ainda em 2020.

Delegado avalia medidas

Operários da construtora aguardavam encerrar os trabalhos no local no último dia 30 de abril, véspera de feriado. Últimos ajustes em acabamentos e pinturas eram executados pelos funcionários na ocasião. Entretanto, algumas pessoas já haviam invadido alguns poucos imóveis. O delegado de Sapiranga, Fernando Branco, explica o procedimento a ser adotado. “É preciso procurar um advogado e entrar na Justiça solicitando a reintegração de posse”, declarou.