Unidades do CRAS fortalecem o acolhimento social na região

Assistência Social | Em Campo Bom, são cerca de 60 visitas domiciliares realizadas por semana

Região/País – No mês de abril, o Governo Federal divulgou que houve um aumento no número de Centros de Referência de Assistência Social no país, chegando a 8.240 unidades no Brasil.

O Governo destacou que o CRAS é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Conforme dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) 2016, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), a Região Sudeste concentra 34,5% dos Cras, seguida pelo Nordeste com 32,1%. Já a Região Sul detém 18,4% das unidades, enquanto o Norte e o Centro-Oeste empatam com 7,5%.

Em Campo Bom

Em Campo Bom, o CRAS fica na Rua Santa Terezinha, 82, no Centro. Ele oferece serviços de segunda a sexta-feira, entre acolhimento social, serviço de convivência e fortalecimento dos vínculos, cadastro único, Bolsa Família, grupo de condicionalidades do Bolsa Família e programa Proteção e Atendimento Integral à Família.

Inscrições para cursos no CRAS de Nova Hartz

No CRAS de Nova Hartz, há inscrições para cursos gratuitos de Manicure e curso profissionalizante de Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico. Em julho, inicia o curso de Inclusão Digital. É ofertada Ginástica para Terceira Idade nos bairros, além do acompanhamento do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), Cad. Único / Bolsa Família e benefícios eventuais ou emergenciais, como cesta básica e auxilio transporte.

Os dois CRAS de Sapiranga atendem mil famílias por ano

Nos dois CRAS de Sapiranga – o Amaral Ribeiro e São Luiz -, referenciam 5 mil famílias e atendem anualmente 1 mil famílias. Nos CRAS é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que asseguram as proteções sociais e ampliam a capacidade protetiva da família, a densidade da relações de convívio e sociabilidade, cria condições de acolhida, reduz as fragilidades da vivência e sobrevivência.

Entre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvidos, estão Grupos de Convivência para Idoso, Grupos de Convivência para Pessoa com Deficiência e Grupos de Convivência para Adolescentes. “As ações do CRAS são de extrema importância devido acolhimento e atendimentos das famílias vulneráveis perto dos seus domicílios”, disse a secretária Jossara Cardoso.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Campo Bom

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664