Unidades de saúde de Sapiranga recebem estagiários de enfermagem da Feevale

Foto: Arquivo JR

Sapiranga – Alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Feevale estão realizando Estágio Curricular na Rede de Atenção Primária do Município de Sapiranga. Durante esta disciplina, os alunos conhecem o funcionamento da rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como estratégia prioritária as equipes de saúde da família.

 

Os estudantes foram distribuídos nas unidades de saúde João Goulart, São Paulo, Oeste, Morada São Luiz e Centro. Nos locais, eles realizam atendimentos e procedimentos desenvolvidos pelas enfermeiras e equipes de atenção primária do município, sob supervisão e acompanhamento da professora mestra Janifer Prestes. Além disso, em conjunto com as equipes multidisciplinares. São atendimentos programáticos, como as consultas de pré natal, consultas de saúde da mulher, consultas de saúde da criança, visitas domiciliares e também nas demandas diárias da Unidades de Saúde. O objetivo, de acordo com a secretaria de saúde de Sapiranga, é buscar a realização de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. “Os alunos também realizam momentos de educação em saúde, tanto com as equipes quanto com a comunidade”, explicou a secretaria, através da assessoria de imprensa.

 

“Essa parceria só vem para agregar melhorias em nossos atendimentos”

Segundo a secretária Janete, na parceria com a Feevale, os acadêmicos de Enfermagem realizam seus estágios curriculares finais nas unidades de saúde do Município, o que proporciona aos estudantes uma troca de conhecimentos entre os acadêmicos, seus professores e as equipes de Saúde. “Com toda certeza todos saem ganhando com essa parceria. Os acadêmicos e equipes adquirem novos conhecimentos e trocas de experiências, enquanto a população recebe um atendimento com mais qualidade”, destaca Janete.

A secretária de saúde de Sapiranga, Janete Hess, explica que o município de Sapiranga foi contemplado com esse projeto por, além de ter a proximidade da Universidade, possuir uma saúde que é referência na região. “Essa parceria só vem para agregar melhorias em nossos atendimentos à comunidade, pois preconizamos atendimentos mais humanos e de qualidade”, destaca Janete.

A secretária explicou também que a parceria entre a SMS e a Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, iniciou ainda no ano passado.