União não repassa recursos e trava obras em Nova Hartz

Na educação | Empresa MVC diz que dará continuidade às obras

Nova Hartz – Enquanto o Município não receber repasses do Governo Federal na área da educação, duas das três obras de construção de escolas continuarão sem perspectiva de reinício. Mesmo com a Prefeitura obedecendo os requisitos exigidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE) de preenchimento da parte técnica das ações, a Secretaria da Educação e do Planejamento aguardam o desembolso por parte da autarquia federal. É o FNDE que distribui os recursos financeiros da área aos municípios.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Giseli Schons, explicou que o município possui direito ao desembolso de etapas das obras em 15 dias. Porém, na prática, a Prefeitura está há 60 dias com recursos contingenciados pelo FNDE. “Isso força o pessoal das empreiteiras a recolherem o pessoal e materiais das obras. O reflexo é que as obras chegam a ficar até três semanas sem qualquer tipo de avanço. Estamos com problemas graves nesses desembolsos dos valores das obras e isso atrasa e deixa os trabalhos paralisados”, explica a secretária Giseli.

Escolas

São três escolas em construção simultaneamente em Nova Hartz: a nova Pastor Wartenberg (de Ensino Fundamental no bairro Liberdade), a Euclides Câmara Bueno (de Educação Infantil, em PVC) e uma escola de seis salas – ao lado da Euclides – que será usada para atender a demanda no ensino fundamental. As obras das escolas de Ensino Fundamental estão com 80% dos trabalhos concluídos.

Secretária comenta

A secretária de Educação, Giseli Schons, comenta que a obra de construção da escola de PVC não foi licitada pela Prefeitura e sim pelo FNDE. “A empresa – MVC – topou iniciar as obras no valor de R$ 1.462.446,41 por unidade construída. Nesse período, da paralisação até agora, o dólar subiu, desceu e o FNDE tem dito que a MVC assinou o contrato e eles precisam cumprir o que foi assinado”, pontua.

Empresa MVC pondera razões para não dar continuidade às obras

A empresa MVC em função da crise do mercado nacional, aliada ao problema de repasses do programa pró-infância vem tendo grandes problemas de fluxo de caixa o que nos prejudicou em nossas operações como um todo.

Haja vista todo esse cenário de dificuldades, estamos reestruturando todas as nossas operações de todos os segmentos que atuamos, inclusive no que se refere ao programa pró-infância, para que possamos da melhor forma possível atendermos os contratos por nós firmados.

Esse trabalho de reestruturação já iniciou e se estenderá ao longo do mês de novembro, sendo que nos posicionaremos de forma oficial na primeira semana de dezembro, data e que pretendemos estar com todo o processo de reestruturação e mapeamento de nossas operações concluídos.

Crédito da foto: Prefeitura de Nova Hartz

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664