União entre as áreas e trabalho direcionado: as ideias da nova Secretária de Turismo, Cultura e Desporto

Por Cássios Schaab

 

Na reestruturação administrativa promovida pela prefeita Carina Nath, uma nova secretaria foi criada para alavancar três setores da cidade: turismo, cultura e desporto. Roberta Rothen, bacharel em Turismo e pós-graduada em Educação Ambiental, foi a escolhida para conduzir os trabalhos da nova secretaria. Em conversa com o Grupo Repercussão, Roberta falou sobre os desafios da secretaria e projetou as ações à serem desenvolvidas. “Este primeiro momento apresenta muitos desafios, mas como turismo, cultura e desporto são áreas correlatas, vamos reunir todos os envolvidos nestes setores e trabalhar juntos”, pontua Roberta. “Nós vamos planejar o turismo, a cultura e o desporto. Muitas destas ações vão acontecer a longo prazo, mas precisam ser bem estruturadas para colhermos os frutos no futuro”, cita a secretária.

Na área do turismo, o plano municipal, lançado no final de 2020, já está sendo colocado em prática. “Este plano hoje é o nosso norteador em relação as ações que precisamos executar. No início, são ações pontuais, mas que ao longo do tempo a comunidade irá perceber as mudanças”, pontua. “O Vale Germânico também vai ser um aliado para o fomento do turismo. Com ações desenvolvidas em conjunto pelos municípios, os turistas virão para nossa região, desfrutarão de diferentes atrativos e permanecerão aqui”, completa Roberta.

Um plano municipal para a área do desporto também é um dos objetivos que a nova secretaria pretende executar. “Temos um número enorme de modalidades que precisam ser valorizadas, mas primeiro estamos organizando o Conselho Municipal de Desporto para, então, criar esse plano e segui-lo. Queremos a contemplação de todos”, explica. “Já estamos ouvindo os desportistas que estão apresentando suas demandas. Depois disso, vamos iniciar a construção do plano”, explica.

Contemplar os espaços culturais e valorizar os artistas locais

Já em relação a área da cultura, a nova secretaria pretende alavancar a utilização dos espaços culturais da cidade. “Assim como nas outras áreas, estamos ainda em fase de estruturação, mas a ideia é verificar os projetos que estão em andamento e fomentar outras atividades culturais em Sapiranga”, esclarece Roberta. “Nós temos o Centro de Cultura, o Museu, a Biblioteca, a Casa do Imigrante que precisam ser explorados e também valorizar todos os artistas”, complementa. “Já nos reunimos com músicos, com pintores para verificar a demanda de cada um, como podem contribuir com sua arte e como a prefeitura pode assisti-los”, finaliza.