Uma história contada através do bicicross

30 anos de esporte | Prática esportiva é tradicional no município

Impossível falar de Campo Bom sem falar de ciclismo. Se Campo Bom, na semana que vem, comemora seus 58 anos, 30 deles são de muita dedicação ao esporte. O bicicross chegou em Campo Bom em 1987, com a inauguração da primeira pista do município.

“São 30 anos de atividades ininterruptas, com épocas boas e ruins, mas temos um grande potencial de ciclismo em Campo Bom, assim como em Sapiranga”, lembra Toni Nunes, presidente da Liga Campo-bonense de Bicicross. Segundo Toni, com a nova pista de BMX de Campo Bom, inaugurada em 2015, ocorreu uma repaginada do bicicross em Campo Bom. “Com a nova estrutura, com uma pista com padrões olímpicos, conseguimos atender atletas desde a base, que às vezes começam com cinco anos de idade, até os profissionais”, valoriza Toni, lembrando que neste ano, Campo Bom irá sediar uma etapa da Copa Brasil, em outubro. “Conseguimos colocar Campo Bom de volta ao circuito nacional”, considera Toni.

Hoje, a pista é de uso público, porém com horários de uso regrados: normalmente, quando não está sendo usada pela Liga, ela é fechada. Mas, no último sábado de cada mês, a pista é aberta a todos os atletas da região. É o Treino Solidário. “Pedimos que os atletas tragam 1 kg de alimento não-perecível, para ser doado, ou agasalhos, no inverno”.

Treinos de sábados

A Liga treina às segundas, terças, quartas e quintas-feiras e no sábado. Porém, conforme Toni, os jovens e crianças devem buscar os treinos dos sábados. “É no sábado que ocorrem os treinos da escolinha, para quem estiver começando no bicicross olímpico”, explica Toni. O jovem que buscar os treinos tem acesso não só ao espaço da pista, mas também aos equipamentos necessários para a prática.

É na escolinha também que a Liga pratica o caráter social do Bicicross. “Atendemos também atletas carentes na escolinha. Tentamos filtrar esse atendimento, para que ele ocorra corretamente. Com os atletas carentes damos uma atenção especial – o primeiro objetivo do bicicross é ser um entretenimento. Então, ao mesmo tempo que ensinamos a técnica, achamos que o interessante é que eles estejam conosco”.

Crédito da foto: Liga Campo-bonense de BMX