Uma década dedicada ao Carnaval de Sapiranga

Sapiranga – O verde e o rosa, representantes do Morro Ferrabraz e da Cidade das Rosas compõem as cores de dez anos de lutas, vitórias, conquistas, alegrias e muito trabalho. A escola de samba Unidos de Sapiranga completa uma década neste ano, trazendo para a Avenida todo seu brilho e experiência, em meio a ensaios e valorização de cada componente da entidade.
Ganhando vários anos como melhor torcida na competição Garota Verão, no ano de 2003, o então prefeito de Sapiranga da época, Renato Molling, os convidou para participar de uma ala no carnaval de Porto Alegre, cujo desfile teria como homenageada um dos símbolos do município, a Jacobina. Mas como a família agregou muitos membros em pouco tempo, o desfile acabou sendo em Sapiranga e com a escola da Capital convidada. Assim surgiu a Unidos de Sapiranga, com muita alegria e disposição que seguem ao longo de dez anos.
Atualmente, trabalham na escola muitas pessoas, algumas remuneradas, outras não. Mas a maioria são parentes e amigos próximos, que voluntariamente ajudam no crescimento e desenvolvimento da entidade. Toda a renda angariada através de apresentações, participações em determinadas festas, mais a verba municipal que supera os 50% do gasto total, renderá um belo desfile na avenida. O destaque é tanto que participou do desfile com a Imperadores do Samba de Porto Alegre.
Neste ano, o tema enredo da escola será “Sonho em Realidade:10 anos de exaltação à nossa Verde e Rosa”, com alas, performances, indumentária, entre outros, que retratarão de uma forma divertida e inusitada esta década de estrada da Unidos de Sapiranga.
IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE
Neste ano a escola participará do Concurso Regional de Estância Velha de Carnaval, cujo vai juntar as escolas de sambas ganhadoras da região, para realizar esta competição. O presidente ressalta o quanto importante é a presença da comunidade, na participação, tanto nesta competição, nos ensaios ocorridos nas quartas-feiras e domingos e no dia do desfile.
“Aqui em Sapiranga fomos muito bem recebidos. Houve dificuldades no quesito mão de obra, tendo que trazer produtos de fora. Mas nunca vimos isso como um problema em si.”
Valter ainda enfatiza que a população sempre recebeu muito bem a escola e as dificuldades encontradas ao longo dos anos são em outra área. Se tratando de mão de obra, surgem alguns problemas, mas que nunca foram considerados relevantes. Os ensaios ocorrem sempre nas quartas-feiras e domingos no Parque do Imigrante. O carnaval de rua de Sapiranga acontece no próximo dia 3 de Março, na Avenida João Corrêa, no Centro de Sapiranga.
ELE EXPLICA O SURGIMENTO
“Nós trabalhamos sempre com muita disciplina. Qualquer um que chegar no Parcão no momento do ensaio, vai ser muito bem recebido. Não diferimos raça, credo, tamanho, origem, nem sexualidade. Nosso carnaval é unificado e todos são muito respeitados e cada vez conquistam mais o seu espaço dentro da escola. Quebrou o paradigma que carnaval é só sacanagem, pois lá temos um ambiente saudável.”
Valter Pereira, Presidente da Unidos de Sapiranga.