Uma década de esforço e comprometimento da equipe do projeto Voluntários em Ação, de Sapiranga

Sapiranga – Um trabalho social que iniciou de forma comedida, através de um grupo de amigos e empresários, se transformou em uma das principais iniciativas na área da assistência social do município. Neste ano, o Voluntário em Ação, Resgatando Vidas, completa dez anos de atuação ininterrrupta no município.

E à frente do trabalho assistencial durante todo esse período está Valdes Cavalheiro de Araújo, um dos fundadores e idealizadores da proposta. “Iniciamos com pouca credibilidade em um momento que muitas propostas surgiram, porém com interesses por trás. Foram muitas dificuldades, porque as pessoas não acreditavam na nossa proposta de trabalho. Mas, a nossa intenção sempre foi a de ajudar as pessoas e nos transformarmos em mais uma opção para ajudar aos necessitados”, relembra Valdes.

Com um trabalho sério, responsável e coeso, o Voluntários em Ação conquistou ao longo dos meses e dos anos respeitabilidade pelo trabalho desenvolvido com aqueles que realmente necessitam. “Nesse período, contribuímos com igrejas e Prefeitura para auxiliar quem realmente necessita”, recorda Valdes.

Programa na Rádio Harmonia facilita interlocução

Um dos mecanismos encontrados pelo Grupo Voluntários em Ação, Resgatando Vidas para acelerar a resolução de problemas foi estabelecer parcerias. “No programa semanal da Rádio Harmonia, relatamos as dificuldades que chegam ao grupo e a sociedade responde imediatamente, contribuindo para a rápida resposta para quem precisa”, comenta Valdes.

Nesta linha, o voluntário explica que nestes momentos em que a própria sociedade abraça as ações do grupo, fica claro a independência de atuação do Voluntários em Ação de qualquer igreja ou partido político. “Nossa missão é ajudar os necessitados e quem está passando por momentos de dificuldades”, reforça.

Foco é fornecer alimentos, colaborar com o bem-estar e emancipação das pessoas

No início da caminhada, em 2009, o grupo Voluntários em Ação foi constituídos por oito famílias, que se envolveram nas iniciativas. “No programa de rádio, na Harmonia, que comemorou os dez anos, as famílias que iniciaram a caminhada conosco participaram. Atualmente, quem toca o projeto como é o Eliezer e o Peterson. Nosso foco é ajudar as pessoas necessitadas com alimentos, mas quando surgem relatos de outras dificuldades, também procuramos auxiliar da melhor maneira possível”, contextualiza Valdes.

Uma das lamentações apontadas por Valdes é a redução no número de voluntários envolvidos nas ações. “O pobre e o necessitado sempre existiu no meio da sociedade. Às vezes, chego em casa e surge uma pessoa esperando a tua ajuda. Mas, no aspecto da participação em iniciativas como a do Voluntários em Ação, acredito que as pessoas estão permitindo que o desanimo tome conta em virtude de circunstâncias externas e problemas sociais como a corrupção, por isso, as pessoas estão deixando de acreditar e de investir”, pondera Valdes, que lembra que a próxima ação do grupo é o Natal Solidário, que chega a sua 10ª edição em 2019. “São muitas histórias que renderiam um livro”, avalia.