Uma das mais antigas de Sapiranga, Praça da Bandeira será reformulada ainda em 2022

Praça da Bandeira é uma das mais antigas de Sapiranga. Em 2022, passará por completa repaginação Foto: Arquivo/JR

Sapiranga – Após receber pequenas melhorias visuais para abrigar o Natal na Praça 2021, agora, a Prefeitura projeta o início de uma reforma geral na Praça da Bandeira, que é uma das mais antigas do município.

 

Situada no coração da área central, ela passará por uma reformulação geral. Entre as alterações de layout está o reposicionamento do palco, readequação e ampliação da iluminação, que será em LED, proporcionando economia e maior luminosidade, nova pavimentação e um novo sistema elétrico. “Essa parte necessita da contratação de um profissional engenheiro elétrico, e após a conclusão do projeto elétrico, enviaremos para a licitação”, pondera o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla.
A prefeita Carina Nath revelou que o recurso para viabilizar a obra vem de duas fontes. “Utilizaremos uma emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, e vamos dar uma contrapartida de aproximadamente R$ 500 mil. Nossa estimativa é lançar esses editais para seleção da empresa que ficará responsável pela revitalização ainda em março”, estima a prefeita.
A Administração prevê ainda manter e reformar o prédio da Associação das Artesãs no espaço existente ao lado do palco.

Atenção aos detalhes históricos

Um dos destaques da Praça da Bandeira são as pedras portuguesas existentes em diferentes pontos da praça. “Vamos retirar as pedras portuguesas existentes na parte frontal e realocaremos para a parte de trás. Além disso, a concha acústica será reposicionada para o espaço onde ficou o palco do Natal. Queremos que essa concha fique entre as árvores. Haverá ainda uma nova pracinha para as crianças brincarem. Projetamos esse espaço onde, normalmente, ficam posicionados os food trucks/bolinho de batata nos eventos”, cita Carina.

Tudo com segurança

No espaço da pracinha para as crianças, a Prefeitura integrou ao projeto áreas de proteção para evitar que as crianças saiam do espaço e corram para a rua. “Será uma praça com conceito aberto e mais limpa. Outro aspecto que estamos projetando e queremos fazer a licitação tanto da Praça da Bandeira como para o Parque do Imigrante é a parte de segurança com câmeras desses locais. Isso é um projeto que vamos implantar logo após a conclusão da reforma da Praça da Bandeira. Vamos colocar as câmeras e uma segurança privada para não termos problemas com vandalismo”, anuncia a prefeita Carina.