Um sonho possível: Grupo Filhos do Amor ajuda famílias no processo de habilitação para adoção

Região – Com o desejo de aprender e entender todos os processos para a habilitação de pessoas para a adoção, Patrícia Schirmer, Michele Kappel e Jaqueline Tonial criaram o Grupo Filhos do Amor. Ele é um grupo de apoio à adoção, formado por voluntários, tendo como objetivo principal, auxiliar na construção da parentalidade adotiva.

“Gestação do coração”. Este é o adjetivo dado para definir a principal atividade do grupo. A coordenadora do projeto, Michele Kappel fala sobre o projeto como sendo uma espécie de “Pré-Natal” de possíveis pais adotivos. O grupo constitui em apoiar as pessoas que desejam ser pais adotivos. É um processo de ampliação de conhecimentos sobre o tema, desde o apoio jurídico, para que hajam as conformidades no preenchimento dos papéis, até apoio psicológico e pediátrico para os envolvidos.

É importante salientar que o grupo serve para todas as pessoas. Habilitadas ou não para a adoção, os encontros são abertos também para leigos e pessoas que querem aprender mais sobre o processo de adoção de crianças no Brasil.

Aos interessados, Michele e Patrícia comentam sobre o processo de adoção no país. “Quando a pessoa pretende ter um filho através da adoção, ela precisa procurar o Juizado da Infância e Juventude da cidade onde mora para fazer o pedido. Um formulário é preenchido e ela precisa levar alguns documentos. Depois de feito, é realizado o início do processo de habilitação à adoção. Deste processo, a juíza envia para análise de uma equipe técnica e do Ministério Público. O grupo também serve para auxiliar durante todo esse processo”, diz Michele.

Patrícia explica que o grupo se torna algo muito importante na vida de todos que estão no processo de habilitação e adoção, tanto nos quesitos emocionais, quanto sociais.

Quando é percebido pelos coordenadores e equipe de especialistas (psicóloga, assistente social e pediatra) alguma dificuldade emocional nos candidatos, eles são orientados a procurar um processo terapêutico individual.

Encontros abertos e gratuitos

Os encontros são realizados todas as terceiras terças-feiras do mês no Centro Comunitário da Igreja Evangélica, situada na avenida São Leopoldo, número 560, em Campo Bom.

Além de gratuitos, as conversas são abertas para todos os interessados, sejam eles habilitados ou não. Os encontros são abertos também para pessoas de outras cidades. Não é necessária inscrição prévia. O horário dos encontros são sempre durante a noite, possibilitando o comparecimento de mais pessoas.

O grupo hoje é formado, oficialmente, por Michele Kappel, Jaqueline Tonial, George Padilha, Eliane Barragan, Marilete Corrêa, Dra. Fernanda Passino, Dra. Carolina Becker e a Dra. Patrícia Schirmer.

Importância

A preparação é de extrema importância no processo de construção de uma família por meio da adoção. O grupo de apoio à adoção, possui como objetivo, dentre outros, a preparação psicológica, social e jurídica do candidato à adoção.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) reconhece a importância dos grupos de apoio à adoção, dispondo ser obrigatória a participação dos postulantes à adoção em grupos de apoio devidamente habilitados perante a Justiça da Infância e da Juventude, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças ou de adolescentes com deficiência, com doenças crônicas ou com necessidades específicas de saúde, e de grupos de irmãos (§ 1º do artigo 197-C).

O Grupo Filhos do Amor corresponde a todas as exigências citadas e conta ainda com o apoio de uma pediatra, que auxilia diretamente no processo pós – adoção.

Texto e foto: Leonardo Oberherr