Um capítulo na história de Sapiranga

Sapiranga – O ex-delegado aposentado Nauro Osório Marques, nascido em Bom Jesus (RS), compartilha sua história de mudança para Sapiranga, impulsionada pela transferência de seus pais, que eram professores na época e foram designados para uma escola na Picada São Jacó.

Nauro relembra um episódio curioso que ocorreu no início da década de 60, quando tinha apenas 15 anos: uma corrida de cavalos com seu colega Alexandre, que se estendeu da rua Duque de Caxias até a rua João Corrêa, terminando em frente à prefeitura, onde foram detidos pelo inspetor Renê antes de serem, posteriormente, liberados. Uma cena inimaginável nos dias de hoje, uma corrida de cavalos no centro de Sapiranga.

Em 1961, movido pela paixão pelo futebol, Nauro começou a fazer parte da equipe da Associação Esportiva Sapiranga, como você pode conferir em detalhes na coluna abaixo. Além disso, o ex-delegado também teve passagens pelos times do DAER e do Avenida, ambos de Porto Alegre.

Nauro também destaca as atividades de entretenimento da época, como os passeios de fim de semana ao cinema. Em evidência no período, as linhas férreas levavam turistas até a Serra Gaúcha.

A equipe de 1962

Nos anos 60, a Associação Esportiva de Sapiranga era uma força nos torneios municipais de futebol. Nauro, um dos veteranos, recorda com nostalgia os nomes dos jogadores da época: Renato Konrath, Bolzan, Mario Kreger, Breno Becker, Laurilão, Sengnest, Ademir Lauer, Lauro Sans, Oscar e Lúcio, dos quais seis já nos deixaram.

A partida final, disputada num domingo à tarde, foi um verdadeiro clássico contra o Grêmio Esportivo Brasil. O Brasil abriu o placar com um gol de Rui Moraes, mas o Sapiranga empatou graças a Nauro e virou o jogo com um gol de Ademir, garantindo, assim, o título de 1962 para o Sapiranga.

Equipe de 1962 | Foto: Arquivo Pessoal

Por Kainã Bohn