Um ano depois, bombeiros de Araricá voltam a atender com caminhão cedido

Caminhão estava no estacionamento da prefeitura de Sapiranga Foto: Bruna De Bem

Sapiranga/Araricá – Um importante trabalho dos bombeiros voluntários de Araricá volta a ser realidade no município. O Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Araricá recebeu um caminhão de combate a incêndio que era do Corpo de Bombeiros de Sapiranga. Com a cedência da corporação vizinha, o efetivo voluntário volta a combater incêndio com uso do caminhão e coloca fim ao problema que perdurava por mais de um ano. “Estamos felizes, pois vamos conseguir prestar um serviço mais ágil à comunidade”, disse o comandante Janilson Riegel Cristino.

O caminhão cedido por Sapiranga necessitava de conserto, de cerca de R$ 30 mil, e a demanda foi custeada com repasse de R$ 20 mil através da Câmara de Vereadores de Araricá e o restante com doação de oito empresários. “Assim que a parte burocrática, de documentação, estiver concluída, o caminhão já entra em atendimento a ocorrências”, garante ele.

“Isso fortalece as duas comunidades”, diz tenente 

O comandante dos bombeiros de Sapiranga, tenente Mateus Bordignon Schoenell (foto), explica a iniciativa do repasse do veículo para a Araricá. “O Scab é vinculado ao CRBM através de um termo de cooperação entre município e Estado. Este caminhão foi adquirido com recursos municipais oriundos do Funrebom, sendo que ele pertence à Prefeitura de Sapiranga”. Com o passar do tempo, o quartel adquiriu novos caminhões, e este se tornou o quarto. “Ele fica parado por termos os outros mais novos. Esse repasse fortalece as duas comunidades. Nós, que atendíamos os incêndios lá, agora, só vamos apoiar em casos mais graves. E eles passam a ser nosso primeiro apoio, evitando logo acionar Campo Bom ou Parobé”, disse o tenente.

Projeto foi aprovado

Na semana passada, o tenente Bordignon e o capitão Tiarles Gularte de Almeida estiveram na sessão da Câmara de Sapiranga para explicar o projeto de Lei em que a prefeitura passa a ceder o caminhão para Araricá. A mudança foi aprovada pelos vereadores. “Não é um caminhão que está em sucata, ele está bom, precisava apenas de conserto por causa do próprio tempo de uso, mas está em pleno funcionamento e com documentação em ordem, ele só foi substituído por outros mais novos. Porém, um veículo parado acaba se deteriorando, e agora ele seguirá sendo muito bem utilizado por Araricá”, reforça o tenente.