Últimos dias para cidadãos se vacinarem contra a gripe

Demandas | Apesar da baixa procura, vacinas continuam até dia 22 

Região – Para aqueles que ainda não fizeram sua vacina contra a gripe – e que se encaixam no público-alvo das campanhas, tendo acesso gratuito às vacinas -, terão nesta quinta (21) e sexta-feira (22) os últimos dias para se vacinarem contra a doença.
Em Campo Bom, cerca de 15 mil pessoas formam o público-alvo da campanha, que busca atender gestantes, puérperas (período de até 45 dias depois do parto), idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Até o momento, cerca de 9.509 pessoas já se vacinaram.
Assim como em Sapiranga, o município de Nova Hartz registrou poucas vacinações durante a campanha, que vai até dia 22. Cerca de 2.300 pessoas já se vacinaram, o que constitui 45% de atendimento ao público-alvo do município. 

Vacinações no posto do centro de Araricá
Em Araricá, a comunidade pode ter acesso às vacinas no Posto do Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h45. Outra opção é o Posto Ana Neri Imperatriz, mas que só irá realizar vacinações nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 13h às 16h45. Podem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores e estudantes da área da saúde, gestantes e portadores de doenças crônicas.
Araricá aplicou 1.348 vacinas da gripe
Conforme dados recolhidos até o dia 18 de maio, já haviam sido aplicadas 1.348 vacinas da gripe no município de Araricá. A meta atingida para vacinas de Puérperas foi de 120%, enquanto que as vacinações de idosos e gestantes atingiram metas de 71,99% e 61,29%, respectivamente. Para crianças de 6 meses até 5 anos, foram disponibilizadas 325 vacinas, das quais 55,38% foram aplicadas. 

Sapiranga atinge apenas 29% da meta de vacinações
Apesar de ter vacinado 1,8 mil pessoas no Dia D de Mobilização contra Gripe, em 9 de maio, Sapiranga vem alcançando resultados abaixo da média esperada pela Administração Municipal na campanha deste ano, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura no início desta semana.
Das vacinas destinadas às crianças, apenas 10,4% da meta foi atingida – foram vacinadas em torno de 500 crianças, de uma meta de 4.813. De todos os grupos, os que mais têm comparecido às vacinações são os idosos, com 46% de vacinações realizadas. A média da cobertura de vacinações realizadas por Sapiranga é de 29%, ficando acima da média nacional – que é de 22,46% – mas ficando bem abaixo da média estadual, que é de 43,84% de cobertura.
Para gestantes, o município disponibilizou 836 vacinas, sendo que apenas cerca de 160 vacinas foram utilizadas. “É importante que as vacinas sejam feitas o quanto antes, pois leva em torno de 15 a 20 dias para que o organismo tenha a formação da proteção desejada. É preciso que todos façam a vacina antes de chegar o frio mais intenso do inverno”, destaca o secretário de Saúde, Emerson Leite.
Crédito da foto: Euclides Bitello