Último mês de Farmácia Popular em Sapiranga

Fim da linha | Governo Federal decretou o fechamento das unidades. Sapiranga atendia usuários de outros municípios

Sapiranga – Conforme determinação do Governo Federal, as unidades próprias do Programa Farmácia Popular serão fechadas. Em Sapiranga, a previsão de encerramento das atividades da única unidade do município, que fica na Rua Padre Reus, no Centro, está previsto para 31 de julho.

Os medicamentos que estão no estoque da Farmácia Popular (que, a Prefeitura ressalta, já vinha sendo recebido em quantidade inferior ao normal na unidade) serão levados à Farmácia Básica do município. Os sete funcionários, que atuam em forma de escala na Farmácia Popular, serão realocados para locais onde há necessidade de pessoal. Para os usuários da unidade, a orientação é buscar por medicamentos nas farmácias credenciadas pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, pois grande parte dos remédios fornecidos na unidade estão disponíveis nestas farmácias. A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sapiranga ainda aguarda orientações do Ministério do Saúde sobre a questão da disponibilidade de medicamentos, que até este momento eram oferecidos exclusivamente na unidade da Farmácia Popular do Brasil.

Usuários já recebem orientações da Saúde

“Infelizmente, temos que acatar o fechamento da unidade, conforme orientação do Ministério da Saúde, já que o governo federal não repassará mais recursos para manutenção do espaço. Pedimos à população que procurem pelos medicamentos inicialmente na Farmácia Básica, pois os medicamentos remanescentes da Farmácia Popular serão distribuídos nela. Mas já estamos orientando-os a adquirir diretamente os medicamentos nas farmácias credenciadas do programa”, disse a secretária de Saúde, Janete Hess.