Turma da EMEF Waldemar faz meditação semanal em sala de aula

Sapiranga – Uma atividade diferenciada vem sendo desenvolvida pela professora Ana Lucia Silveira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Carlos Jaeger. Os alunos da turma 521 praticam, semanalmente, a meditação, com orientação da professora. Eles são orientados a observarem a respiração e entrar em um estado de relaxamento. “Fazemos alongamento, automassagem, é nosso momento de conexão, o que fortalece os laços de confiança, a relação aluno/professora e aluno com aluno”, ressalta Ana Lucia.

Os alunos se organizam com suas almofadas e com os colchonetes da escola. O ambiente é preparado pelos próprios estudantes, com música e óleo essencial para perfumar e trazer bons pensamentos. Para Vitor da Silva Eckstein, a meditação é algo relaxante para as pessoas com o dia agitado. “Isso ajuda a deixar o dia mais calmo. As pessoas ficam relaxadas, menos irritadas, encontram um silêncio interior. A meditação é uma prática que recomendo muito, pois é muito legal”, declarou.

Atividade iniciou em 2018

A professora explica que iniciou com a atividade no ano passado devido ao número de alunos e às várias demandas de questões de relacionamento e emocionais da turma.

“Como participo de um grupo de meditação, aprendendo muito nessa caminhada, resolvi aplicar com a turma. Não resolveu todas as questões, mas a meditação é também um momento de conexão”, pontuou.

 

 

 

 

 

 

Momento de relaxamento

A professora Ana Lucia explica que o momento de relaxamento, proporcionado pela meditação, auxilia os alunos e todos que praticam, a se conectarem consigo mesmos, silenciar a mente e observar os pensamentos que os movem ou os tiram o sossego. “!Também é o momento no qual afirmamos que somos seres amorosos, merecedores de amor, somos seres de paz e que a gratidão é uma atitude cada vez mais necessária no nosso dia-a-dia”, enfatiza Ana.

”Com a prática da meditação estamos trabalhando as competências de conhecer-se, compreender-se na diversidade e apreciar-se. Trata-se do autoconhecimento e do autocuidado. Auxilia no exercício do diálogo, da empatia, na resolução de conflitos, na cooperação, no desapego e na amorosidade”, salienta a professora. Ela conta que a turma deste ano, logo nas primeiras semanas de aula já queria saber o por que da existência de almofadas dentro da sala de aula. “Expliquei e disse que poderíamos fazer uma vez para que eles soubessem como era, e optassem se queriam que a meditação fizesse parte da nossa rotina semanal ou não. Os alunos aceitaram muito bem e optaram por continuar”, revelou.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: EMEF Waldemar