Túmulo dos Muckers sofre danos após chuvas de julho

Reconstrução | Restauro do patrimônio, que foi danificado após as chuvas de julho, custará em torno de R$ 40 mil

Sapiranga – As fortes chuvas do mês de julho não perdoaram nem o patrimônio cultural e histórico de Sapiranga. Os túmulos dos quatro colonos alemães mortos no conflito com os Muckers, que ficam no cemitério do bairro Amaral Ribeiro e integram o roteiro dos Caminhos de Jacobina, acabaram desmoronando com a ação das chuvas, que causaram uma infiltração no contrapiso e na base da lápide, fazendo com que ela tombasse sobre o gradil de proteção.

Contatada, a Prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Obras, sob supervisão técnica da Secretaria de Planejamento, foi até o local a fim de fazer a remoção das peças para a área ao lado e realizar sua proteção, além de recolher as peças menores que quebraram. A Secretaria de Planejamento já fez contato com profissionais capacitados para o restauro do monumento.

Restauro envolverá inventário e pesquisa

A restauração do monumento, que inclui recuperação do totem e do gradil de proteção, envolve, entre outras etapas, uma pesquisa histórica e ficha de inventário do patrimônio e projeto de restauro do monumento, além da administração e execução da obra propriamente dita. O prazo de entrega de todo o serviço (incluindo os levantamentos, projetos e a execução) está previsto para 90 dias – após a contratação da empresa – sendo que o valor está estimado em torno de R$ 40 mil.