Troque as bebidas calóricas pelo suco detox, que é mais saudável

Dica | Alimentos detox são preparados com ingredientes naturais

Por Gabriela M. Baum Thomas, Nutricionista

Sucos detox sem dúvida viraram febre entre aqueles que buscam perda de peso e procuram uma vida mais saudável. A correria da rotina e a má alimentação acabam contribuindo para aumentar os níveis de toxinas presentes no nosso corpo. Estamos em contato diário com toxinas através da poluição, stress, medicamentos, além dos alimentos industrializados, corantes, conservantes, cosméticos e ainda temos as toxinas produzidas pelo nosso organismo. O resultado dessa soma não é positivo. O excesso de toxinas sobrecarrega e atrapalha o pleno funcionamento do nosso organismo.

Alimentos detox são preparados com ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras, e são os grandes responsáveis pela eliminação desses agentes tóxicos. Eles agem junto com o fígado e tem a capacidade de filtrar e eliminar as substâncias nocivas do organismo. Os alimentos desintoxicantes agem como diurético, combatendo a retenção de líquidos, estimulam o funcionamento do sistema imunológico, melhoram o sistema digestivo, estimulam o funcionamento do intestino, hidratam a pele, melhoram o sono, aumentam a disposição e até estimulam o desempenho da memória.
Mas lembre-se, os sucos detox não são milagrosos e não irão trazer benefícios e nem resultados a sua dieta se não combinados a hábitos saudáveis, como: prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Fique por dentro para evitar desconfortos

Vale lembrar também que sucos não devem substituir as refeições principais, e serão ótimos aliados quando incluídos no cardápio do café da manhã ou lanches, pois trarão variedade de nutrientes e vitaminas, que irão depender da receita e ingredientes utilizados.

Mas fique atento, os sucos detox também podem causar efeitos colaterais, que vão desde uma dor de cabeça, podendo chegar a problemas gástricos mais sérios. A questão é que a maioria das receitas é à base de ingredientes como o abacaxi, o gengibre, o limão. Quem já sofreu de problemas gástricos sabe que esses ingredientes são os grandes vilões, isso ocorre porque o ácido presente nessas frutas pode danificar a mucosa do estômago, causando pequenas lesões que causam dores e desconfortos. Por isso, não saia por aí preparando qualquer receita ou seguindo uma dieta radical que achou na internet ou em alguma revista. Se você deseja fazer uma dieta detox, o melhor sempre é buscar orientação profissional com um nutricionista e aproveitar para fazer uma reeducação alimentar, seja com o objetivo específico de emagrecer ou para melhorar a qualidade de vida de uma maneira geral.