Triturador processa folhas e galhos gerados nas podas em Nova Hartz

Nova Hartz – A compra de um triturador de galhos mais potente em relação ao equipamento já existente no município, permitirá um melhor rendimento no processo de reciclagem de resíduos provenientes da poda no município. O equipamento capaz de triturar galhos e troncos de até 230mm (9”) conta ainda com chassi rebocável. “O equipamento faz a trituração dos galhos provenientes de cortes e podas de árvores no município de Nova Hartz, dessa forma, a Prefeitura proporciona um destino correto aos troncos, galhos e folhas que seriam descartados em locais impróprios. É importante destacar os benefícios gerados para o meio ambiente, já que a trituração acelera o processo de decomposição e proporciona o reaproveitamento do resíduo de maneira adequada”, explica o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, William Rodrigues da Silva.
Um dos destinos é o uso desse resíduo na agricultura como cobertura de solo e a produção de adubo quando entra em decomposição. É bastante comum, especialmente no começo do inverno, o costume das famílias da região providenciarem a poda. O procedimento costuma ser recomendado por biólogos em situações para evitar acidentes na rede elétrica ou em caso de transtornos na mobilidade urbana.

Sistemática da logística

Já em agosto do ano passado, a Prefeitura demonstrava interesse em um triturador maior, com motor independente e a diesel. A disposição do material para uso na agricultura também representa economicidade, uma vez que esse reaproveitamento diminui os custos de transporte para centrais de destinação de resíduos orgânicos. Ainda no ano passado, a partir de uma análise interna entre os membros da Prefeitura, foi constatado que era necessário readequar a sistemática de logística no tema dos galhos provenientes das podas. O investimento para compra do equipamento foi de R$ 132.100,00.