Tribunal de Justiça derruba liminar e autoriza o retorno da cogestão

Estado – O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul derrubou, na tarde deste domingo (21), a liminar que suspendia a possibilidade de cogestão do sistema de distanciamento controlado. Agora, municípios poderão flexibilizar o funcionamento de setores como comércio e serviços.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) interpôs, na noite deste sábado (20/3), recurso de agravo de instrumento no Tribunal de Justiça gaúcho (TJ-RS) buscando a suspensão da decisão.

Atualização

No despacho, o desembargador do TJ-RS Marco Aurélio Heinz argumentou que União, Estados, Distrito Federal e Municípios possuem comum competência administrativa em relação à saúde e assistência pública. “(…) tem-se que o sistema de gestão compartilhada entre o Estado-membro e os Municípios não encerra em si qualquer ilegalidade a ser impedida pelo Poder Judiciário, bem
como, não é possível obrigar o Sr. Governador a não flexibilizar o sistema de Distanciamento Controlado, muito menos compelir o Chefe do Executivo a aumentar as restrições do regime de Bandeira Preta como quer a respeitável decisão liminar, com os elementos probatórios até então coligidos aos autos”, diz no documento.

Entenda