Três homens que contraíram coronavírus em Sapiranga e Campo Bom estão curados

Campo Bom – O prefeito Luciano Orsi confirmou que os dois casos de coronavírus no município já estão curados. O primeiro caso é um idoso, de 60 anos, que havia realizado uma viagem, para a Itália. O segundo caso é de outro homem, de 52 anos, com histórico de viagens para a França e Inglaterra. Ambos foram acompanhados pela secretaria de Saúde e estão aptos a retornarem às suas atividades. Orsi elogiou o trabalho rápido e eficaz do sistema de saúde da cidade, e os pacientes que seguiram as recomendações médicas e já podem voltar ao trabalho. “Não tivemos notícia de contágio por meio dessas duas pessoas, pois temos um receio de uma possível transmissão comunitária, mas ainda bem que não aconteceu”, destacou Orsi.

Sapiranguense gravou vídeo nas redes sociais

O primeiro paciente sapiranguense diagnosticado com Covid-19, Cláudio Rodrigues, gravou um novo vídeo afirmando estar curado. Passado os 14 dias de quarentena, Cláudio explicou ter sofrido somente de sintomas leves, que já não os sente mais e que não transmite mais o vírus, também afirmou que sua família está bem e que voltará para as atividades cotidianas.

 

Prefeito de Campo Bom avalia

O prefeito, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS), comentou o posicionamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que recomendou a manutenção do isolamento social às cidades gaúchas. “A AMVRS é favorável à uniformidade proposta pela Famurs. Acreditamos que, antes de tomar qualquer decisão, precisamos de dados científicos”, salientou Orsi. Além disso, o prefeito campo-bonense acredita que é preciso que o Ministério da Saúde esteja alinhado com as secretarias de Saúde, para que todos tenham os mesmos parâmetros em relação aos cuidados com o vírus. “Não existem dois lados, apenas um. Todos nós queremos que tudo seja resolvido”, reforçou. “Não podemos fazer a coisa assim: é saúde ou é trabalho. Não podemos criar essa dicotomia, e para isso temos que ser prudentes e devemos ficar atentos. Não podemos relaxar, o vírus Covid não é brincadeira”, disse.

 

Além disso, Orsi destacou a parceria do município com a AMVRS e com a Universidade Feevale em relação às demandas de controle para o coronavírus. “Vai representar um norte para termos, ao menos, a condição de avaliar como está o andamento do contágio. E em outros casos, podermos fazer isolamento em cada região”, disse. Para o prefeito, a parceria com a Feevale é importante em relação ao resultado dos testes que a universidade irá realizar, com uma estimativa de resultado entre 24 e 48 horas. “Quanto antes isolar a população, antes você elimina e evita a propagação maior do vírus”, frisou o prefeito.