Três caminhos viram opção para Trensurb até Sapiranga

Região – A audiência pública desta semana no Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga revelou detalhes do projeto de extensão da Trensurb até Sapiranga. O ato histórico, reuniu na mesma mesa, o diretor-presidente da estatal, Humberto Kasper, o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, a prefeita, Corinha Molling, além dos prefeitos de Estância Velha, Waldir Dilkin e o prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso.
Na apresentação, Kasper revelou quais os possíveis trajetos que o estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira da expansão da Linha 1 até Sapiranga poderá trazer. Os trajetos apontados pelo principal nome da Trensurb, mostram alternativas que saíriam da Estação Santo Afonso, por via elevada (como vem sendo sendo construído em Novo Hamburgo), até chegar à Av. dos Municípios, onde o estudo aponta para construção por via terrestre (como em Canoas), até chegar à Sapiranga.
Todos os três traçados revelados na audiência pública apresentam possibilidades de estações de embarque e desembarque serem construídas no bairro Canudos, outras duas em Campo Bom – bairro Operária e na Rodoviária e a última em Sapiranga, próximo da RS-239.
*Se tudo andar conforme o cronograma apresentado, tão logo encerre o estudo de viabilidade, outro importante passo que necessita ser efetivado é o projeto executivo. Esta etapa pode demorar até cinco meses.
*A construção da linha entre Saõ Leopoldo e Novo Hamburgo enfrentou diversos problemas com as desapropriações. No cronograma da Trensurb, para superar esta etapa,seriam necessários mais de 11 meses.
*Levantamento da Trensurb mostra que o custo de cada estação, em média, poderá sair por até R$ 5.940.000,00. Como são quatro estações em cada tipo de traçado, o valor ficaria em mais de R$23.000.000,00.
OUTROS DETALHES:
*O traçado 3 apresentado durante a audiência foi o que daria prosseguimento à atual linha, e que encerra junto à rótula do Colégio PIO XII, em Novo Hamburgo, em direção à Universidade Feevale – antiga reivindicação das lideranças hamburguenses. De lá, o trem seguiria pela RS-239 no método via elevada até uma estação na região do bairro Quatro Colônias, em Campo Bom. De lá, o trem seguiria por via terrestre até Sapiranga.
*No segundo traçado apresentado, o trem partiria da Estação Novo Hamburgo, em frente ao Shopping e outras duas estações de embarque e desembarque seriam construídas em solo hamburguense: uma no bairro Hamburgo Velho e outra no bairro Canudos. Saindo deste bairro, ele seguiria em direção do Parque do Trabalhador de Campo Bom, onde uma estação poderá ser construída e uma segunda estação, na Roviária.
*A Trensurb indica nos orçamentos primários a necessidade de mais de R$ 35 milhões para desapropriações.