Trensurb cogita túnel na Av. Brasil em Campo Bom

Viabilidade | Estudo apontou que o único caminho viável tecnicamente é através da Avenida Brasil

Dos três caminhos especulados para a expansão da Linha 1 da Trensurb de Novo Hamburgo à Sapiranga, passando por Campo Bom, dois estão descartados. No mês de dezembro, a direção da estatal convocou os prefeitos, Faisal Karam, Luis Lauermann e Corinha Molling para apresentar o estudo de viabilidade da expansão da Trensurb.
O estudo apresentado aos prefeitos(a) descartou o trajeto pela Avenida dos Municípios e pela RS-239. O único traçado que possui aplicabilidade, conforme o estudo, é a construção de uma passagem subterrânea (túnel) pela Avenida Brasil.
Oficialmente, as conclusões serão apresentadas aos Municípios em audiências públicas a partir do mês de março. Conforme a assessoria de imprensa da Trensurb, até lá, os técnicos avaliarão os dados apresentados pela empresa responsável pelo estudo, que custou R$ 1,49 milhão.
O prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, disse em entrevista coletiva no final de 2014 que o projeto de ter o Trensurb, nos moldes de Novo Hamburgo, é inviável. “A Trensurb precisa buscar uma alternativa entre o aeromóvel e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, disse o prefeito, lembrando ainda do baixo número de usuários em um primeiro momento.
Faisal Karam comenta o projeto
“O traçado apresentado pela Trensurb encontra alguns impeditivos no trecho de Campo Bom. Um deles é a existência de uma Igreja e de um cemitério, ambos históricos. Outra questão é custo total da obra e a tarifa, que conforme a Trensurb, ficaria acima dos dez reais”, comenta.