Transporte público registra queda de passageiros superior a 80%

Mudanças nos horários estariam sendo informados ao Daer e Metroplan Foto: Arquivo/JR

Região – Com a pandemia de Covid-19 no Estado, os prestadores de transporte público coletivo sentiram reflexos a partir do vigor de medidas restritivas e de isolamento. A partir da significativa redução no número de passageiros, algumas linhas e horários sofreram alterações ou deixaram de existir.

Responsável por serviços de transporte em diferentes municípios da região, a empresa Citral afirma que apresentou uma queda de passageiros em linhas regulares de 80%. O índice foi observado a partir de 1º de abril. As linhas que deixaram de existir no período de pandemia não foram divulgadas.

A Transportes Klein, de Sapiranga, responsável pelas linhas municipais, afirma que o percentual de queda, no mesmo período, chegou a 86%. A Klein, que alega graves problemas financeiros, chegou a disponibilizar seus ônibus para a operação ser realizada diretamente pela Prefeitura ou por empresa terceira que o Município designar. A insuficiência dos valores tarifários praticados é apontado como motivo para tal situação observada há pelo menos dois anos.

Medidas de higiene

As empresas de transporte coletivo tiveram que adotar a medidas de higiene como a disponibilização de álcool gel 70°, uso de máscaras por parte de motoristas e passageiros e limpeza constante dos veículos. A Citral ainda efetivou a aquisição de uma máquina vaporizadora que higieniza por completo o ônibus, inclusive dutos de ar-condicionado, complementando o processo de limpeza e sanitização já existente, dentro e fora do coletivo. Em algumas estações rodoviárias, a temperatura corporal dos passageiros também chegou a ser medida.

Linhas atualizadas semanalmente

A empresa Citral esclarece que a “sistemática de redimensionamento de linhas e horários, neste período de pandemia, atende a normas e ordens de serviço emitidas pelo DAER e a Metroplan, as quais vem sendo atualizadas semanalmente, e integralmente cumpridas por nossa empresa. Diariamente, encaminhamos relatórios estatísticos aos poderes concedentes, informando além de número de viagens realizadas por linhas e modalidades de serviço, o número de passageiros transportados”, afirma a nota expedida pela Citral.

A direção da Klein afirma que desde o começo da pandemia até o momento segue operando em horários reduzidos. Um relatório, ainda no final de março, chegou a indicar que em alguns horários houve apenas um passageiro ou até mesmo nenhum usuário. Como por exemplo, a linha B 30, às 7 horas, somente um passageiro ingressou no coletivo, enquanto na B 60, das 10 horas, assim como a B20, das 7 horas, não teve nenhum.