Transporte escolar de Sapiranga se organiza para pedir a conscientização dos pais

Sapiranga – O trânsito é um local onde surgem muitos conflitos, é preciso pensar nas suas ações e também considerar que outras pessoas e veículos também utilizam aquele mesmo espaço. O acesso as escolas é um exemplo a não ser seguido em muitos pontos da cidade de Sapiranga. Conforme os transportadores escolares, praticamente todas as escolas possuem uma demarcação de área para estacionamento das vans, porém o desrespeito a esse perímetro já se tornou um hábito.

 

 

Ao deixar o filho na escola, principalmente infantis,- quando se leva a criança até a sala de aula, e muitas vezes são bebês de colo – os pais ocupam lugares que estão destinados aos profissionais que transportam, em média, 5 a 6 crianças em cada ponto de parada.
Levando em conta esse problema, a Associação Escolar de Sapiranga, organizada pelos motoristas, resolveu criar uma campanha de conscientização.

Eu respeito, tu respeita

“Nós queremos pedir ajuda, dialogar e não entrar em conflitos”, ressalta Edson de Oliveira, integrante da associação que fez o vídeo que está circulando nas redes sociais, divulgando a campanha que pede a colaboração dos pais. O lema é “Eu respeito, tu respeita”, fazendo alusão justamente ao fato de todos precisarem ocupar aquele mesmo espaço, portanto a cooperação é o melhor caminho. “Os dias de chuva são os piores, fica uma fila de carros e nós temos que chegar até a faixa de segurança porque estamos responsáveis pelos filhos de outras pessoas e precisamos tomar todo o cuidado também”, reitera.

Clique aqui e assista ao vídeo

Educar é exemplo

Uma questão importante levantada na campanha é o exemplo que os pais estão dando aos seus filhos. A empatia é muito importante, porém é um processo conseguir exercitá-la, principalmente na correria do dia-a-dia. No entanto, essa questão vai além, já que estacionar em local inadequado configura em infração de trânsito. A Guarda de Trânsito já autuou esse tipo de infração próxima aos acessos de escolas, e também pede a atenção dos pais para esse ponto.
A melhor maneira de educar é pelo exemplo, portanto ao desrespeitar a sinalização ou não compreender que dois minutos para um carro, se torna um grande tempo considerando todos os pais que passam num mesmo horário, as crianças que estão inseridas neste contexto podem adquirir também esse hábito de desrespeito e perpetuar o comportamento.

Guarda de Trânsito apoia a iniciativa

A Guarda de Trânsito de Sapiranga apoia a campanha promovida pela Associação dos Escolares de Sapiranga, e busca sempre uma fiscalização nos horários de pico nas escolas, bem como solicita manutenção frequente para sinalização das áreas exclusivas para o transporte escolar.
Em 2020 foi iniciada também uma campanha de conscientização, porém devido a interrupção das aulas, ela só deve voltar agora. O chefe da guarda, Sidnei Soares, mostrou o banner que é usado quando a patrulha está próxima dos acessos de escolas.