Tragédia envolve ônibus da Kleintur e mata seis

Tijucas do Sul (PR) / Sapiranga/RS – O Natal de várias famílias da região será triste neste ano. Nas comemorações natalinas eles não terão mais ao seu lado os amigos e familiares, vítimas do trágico acidente envolvendo um ônibus da empresa de turismo Kleintur, de Sapiranga, ocorrido na madrugada de terça -feira (17), na divisa entre o Paraná e Santa Catarina. 
Ao todo, seis mortes foram registradas. Vários passageiros feridos no trágico acidente receberam alta dos hospitais de Curitiba (PR), Joinville (SC) e São José dos Pinhais (PR) no mesmo dia, e retornaram para suas residências no Vale do Sinos. 
Até o final da manhã desta quarta-feira (18), ainda permaneciam internados em estado grave, o funcionário da Kleintur, Bruno B. dos Reis, e a passageira Catiele B. Marques, de Novo Hamburgo. 
Funcionários da empresa de turismo foram enviados na mesma noite ao local do acidente para prestar auxílio aos passageiros.
O motorista da Kleintur, João Luiz Borges, 48 anos, que no momento estava de motorista reserva, morreu no acidente. Borges morava em Sapiranga e já havia prometido para familiares que, após muitos anos trabalhando no período de Natal, este ano iria folgar, para passar o tempo com a família. Outras vítimas fatais do acidente foram: Cátia da Cruz (38 anos, de Novo Hamburgo), Cleberton Petry (41 anos, Estância Velha), Ivonete Menezes (Ivoti), Jeferson Spíndola (20 anos, Novo Hamburgo) e Eduardo do Amaral (29 anos, Novo Hamburgo). Familiares embarcaram em voos para Curitiba no mesmo dia do acidente, visando reconhecer corpos ou prestar ajuda para os sobreviventes. 
Ainda na terça-feira (17) pela manhã, a Kleintur afixou no vidro da fachada da empresa uma lista com os sobreviventes. A Kleintur ainda disponibilizou vans para trazer à região os passageiros que ganharam alta e ainda levar os parentes das vítimas para Curitiba. De acordo com o diretor da empresa, Mauro Klein, a Kleintur irá cobrir todos os custos para trazer os corpos das vítimas fatais para a região.
Uma grande quantidade de óleo na pista da BR-376, km 652, local da tragédia, pode ter sido uma das principais causas do acidente envolvendo o veículo da Kleintur. A informação é da própria Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ainda investiga as causas do acidente.
Outro ônibus da empresa também fazia o trajeto São Paulo-Sapiranga e acompanhava o veículo que se envolveu no acidente. Dois funcionários que estavam neste segundo carro permaneceram no local para auxiliar os passageiros. 
A tragédia só não foi ainda pior porque o leito da represa onde o ônibus caiu estava com um nível baixo de água. 
Praticamente todos os passageiros do ônibus, de acordo com o diretor da Kleintur, Mauro Klein, já eram clientes antigos. “Estávamos com somente três clientes novos neste ônibus. O restante já nos acompanha há anos nas idas para São Paulo. Já são amigos da casa”, frisou.