Trabalho conjunto derruba índices de criminalidade em Sapiranga

Autoridades estiveram reunidas para fazer balanço do primeiro mês de ação Foto: PMSAP

Sapiranga – Um trabalho conjunto desenvolvido pelos órgãos de segurança em parceira com a Prefeitura trouxe resultados excelentes para Sapiranga. A ação “Operações Integradas”, desenvolvida durante o mês de janeiro, reduziu de forma surpreendente alguns índices de criminalidade. Inicialmente, o principal objetivo da operação, que reúne Executivo, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Guarda de Trânsito e Corpo de Bombeiros, era colocar um fim nas ocorrências de perturbação do sossego. No entanto, a presença efetiva das forças nas ruas fez reduzir outros crimes. Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, a Brigada Militar apontou as principais reduções: roubo a pedestre – 72%; roubo à residência – 100%; furto a pedestre -16% e furto de veículo – 5,7%.

O capitão Tiago Reimann da Silveira, que estava à frente do comando da Brigada Militar no mês de janeiro em Sapiranga, ressalta a importância do trabalho, que continuará ocorrendo. “A finalidade da operação integrada era juntamente com os órgãos de segurança e Executivo coibir o crime de perturbação do sossego, principalmente os que estavam acontecendo de forma já corriqueira nas imediações dos postos de combustíveis da RS-239. Então, nos reunimos, com todo o grupo de trabalho integrado, e estabelecemos alguns protocolos e medidas para serem adotados”, disse ele, citando que “percebemos que com a operação e sua grande visibilidade, conseguimos atuar prioritariamente na prevenção, fazendo com que os crimes não acontecessem”.

“Juntos temos sucesso maior”

A prefeita Carina Nath ressalta a importância do trabalho em conjunto no município. “Graças a essa força-tarefa entre os órgãos de segurança pública de Sapiranga, conquistamos uma considerável redução nos índices de criminalidade. Resultados expressivos, como a diminuição em 72% do roubo a pedestres e em 100% o furto às residências, só comprovam que essa união faz com que a sensação de segurança aumente entre a nossa comunidade e isso nos trará resultados ainda melhores daqui pra frente”, disse ela, acrescentando, que “fizemos uma avaliação deste primeiro mês e, conseguimos, inclusive, baixar o número de chamados no 190. Houve diminuição de vários índices e a gente viu que todos trabalhando juntos, temos sucesso muito maior”.

 

“Combater delitos com mais precisão”, diz capitão

O chefe da Guarda Municipal de Sapiranga, Sidnei Soares, também pontua a importância da união entre Poder Público e órgãos de segurança para deixar a população mais tranquila. “O trabalho em equipe, feito pelo grupo, só vem a reforçar este índice de criminalidade, pois muitas vezes com a força-tarefa, estamos prevenindo algo que ainda possa vir a acontecer. Em diversas ocasiões, atacamos na raiz do problema, evitando, assim, algo mais sério que poderia acontecer. Este trabalho é importante, pois tem o total apoio da nossa prefeita, que não mede esforços para que estas ações se fortaleçam e, assim, possamos ter um mínimo de tranquilidade”, disse o chefe da Guarda.
Conforme o capitão Reimann, as ações de combate a perturbação do sossego, assim como o trabalho para conseguir manter os índices baixos, deverão continuar em Sapiranga. “A operação é para ser um trabalho contínuo, não apenas um ou dois dias. Temos noção que com mais órgãos juntos, conseguimos abranger mais pontos de visibilidade e ostensividade para combater os delitos com mais precisão. Cada vez mais, queremos avançar e não deixar que as atividades criminosas aconteçam em Sapiranga”.

O que eles dizem sobre as ações

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Fizemos uma avaliação deste primeiro mês da operação e, conseguimos, inclusive, baixar o número de chamados no 190. Houve diminuição de vários índices e a gente viu que todos trabalhando juntos, temos sucesso muito maior”.

Capitão Tiago Reilmann, da Brigada Militar. “Temos noção que com mais órgãos juntos, conseguimos abranger mais pontos de visibilidade e ostensividade para combater os delitos com mais precisão no município”.

Sidnei Soares, chefe da Guarda de Sapiranga. “O trabalho em equipe, feito pelo grupo, só vem a reforçar este índice de criminalidade, pois muitas vezes com a força-tarefa estamos prevenindo algo que ainda possa vir a acontecer”.