Total de 25 pessoas de Sapiranga aguardam em fila de espera para realização de cirurgia de catarata

Sapiranga – Não é raro o cenário em que a lente natural do olho fica opaca, embaçando a visão e a deixando nublada. O diagnóstico médico pode representar que a pessoa possui a popular catarata. Quando alguém de Araricá, Campo Bom, Sapiranga ou Nova Hartz, possui o diagnóstico desse mal na visão e procura a rede pública, a exemplo do que acontece em outras 23 cidades, o encaminhamento acaba sendo ao Hospital São Pietro, em Portão. “Possuímos um contrato com o Estado para determinado número de consultas e cirurgias. Hoje, nosso modo de operação prevê a realização de 100 cirurgias de catarata ao mês”, explicou o diretor técnico do São Pietro Saúde, Luciano Zuffo. A fila de espera para o procedimento nessa unidade de saúde está em 350 pacientes. Zuffo revela que, a partir do fim do vínculo de recurso do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), a exemplo que vinha acontecendo antes, quantidades de intervenções cirurgicas superiores a prevista para combater a fila de espera deixaram de ser feitas. Já em relação a intervenções oftamológicas diversas, um total de 1.950 são disponibilizadas por meio do convênio do Estado com a casa de saúde.

Espera na rede pública de Sapiranga

Um grupo de 25 pacientes aguarda cirurgia no setor de agendamento. “O usuário é encaminhado para a clínica em Portão. Após avaliação oftalmológica, a cirurgia de catarata é indicada ou não. Alguns exames solicitados são agendados pela própria clínica sendo que esta entra em contato com os pacientes para comunicar da data e horário, assim como as cirurgias”, explica a diretora de saúde de Sapiranga, Marta Reichert.

Confira número total de cirurgias de catarata

= Confira o número total de cirurgias de catarata realizadas pelo hospital especializado graças ao apoio do FAEC. Em abril foram 322 intervenções, maio teve 341, junho um total de 275 e em julho outras 353.

= Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. É mais comum na população idosa.

= De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), a catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade.

= Ainda pode ser associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, oculares, tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos ou a algum tipo de trauma ocular.

Texto: Fábio Radke