“Todos os dias há vítimas”, sobre os empréstimos consignados em Sapiranga

Procon faz alerta sobre para os empréstimos feitos sem autorização (Foto: Prefeitura de Sapiranga)

Sapiranga – Um golpe vitimando aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm movimentado o canal de denúncias do Programa de Defesa do Consumidor (PROCON) da região. A cada semana, a situação se torna mais preocupante. Em Sapiranga, conforme a coordenadora do Procon, Lúcia de Fátima Laranjeiras, a demanda de vítimas lesadas é praticamente diária. “Ainda estamos com muita procura, pois as pessoas estão sendo lesadas nessa área. Diariamente, recebemos ligações e pedidos de aposentados e pensionistas que não sabem como agir e que estão sendo prejudicados com empréstimos consignados que não autorizaram”, disse ela, pedindo que as pessoas tomem cuidado com ligações, que não repassem informações por telefone, e que ao perceberem que foram vítimas do empréstimo consignado não autorizado, procurem imediatamente o gerente da sua agência bancária com os extratos para pedir o cancelamento do empréstimo. “É preciso agir o mais rápido possível para resolver a situação. O quanto antes a pessoa procurar por ajuda, informações e ir atrás, mais rápido vai conseguir resolver. É necessário ficar atento, porque a situação realmente é preocupante”.

Denúncias são feitas diariamente

Como forma de prevenção, cidadãos que recebem alguma espécie de benefício junto ao INSS, podem solicitar o bloqueio de crédito consignado, estabelecendo assim, uma trava de segurança contra esse ato.
Esse bloqueio pode ser realizado de duas diferentes formas pela plataforma do aplicativo MEU INSS – disponível para IOS e android – ou através do contato pela central de atendimento do INSS, por meio do telefone 135.
Em Sapiranga, como forma de orientar os beneficiários do INSS que podem se tornar vítimas desse golpe, o Procon está preparando um material informativo que deverá ser divulgado em breve. “Nosso objetivo é levar informação e ajudar a amenizar o problema das pessoas. Estes empréstimos consignados não autorizados chegam a ter valores de R$ 1 a 10 ou 12 mil e as vezes em até 88 parcelas. A melhor forma é orientar e ajudar para que as pessoas saibam como agir e não sofram prejuízos com algo desse tipo”, destaca Lúcia, reiterando o pedido de cuidado para a comunidade. “Estamos aqui para ajudar, então as pessoas podem nos procurar”.

MAIS INFORMAÇÕES

As orientações simples e esclarecimentos podem ser realizados através de telefone (3599-9546) ou envio de e-mail (procon@sapiranga.rs.gov.br). Já nos casos mais complexos o consumidor deverá dirigir-se diretamente ao Procon, no balcão de atendimento, no prédio da Biblioteca Municipal/Câmara de Vereadores, na Avenida João Corrêa, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
No mês de janeiro, o Procon de Sapiranga registrou 158 atendimentos, do mais diferentes tipos, no mês de janeiro.