Tijolos aparentes para um ambiente rústico

Combinações | Material funciona bem com elementos como madeira e pedras

Seja pelo seu efeito às vezes rústico ou, por vezes, moderno, os tilojos aparentes (ou, como também são chamados, “tijolos à vista”) são uma tendência, tanto para ambientes externos – em construções novas e antigas – como internas, como em salas de estar. Quando utilizados em ambientes internos específicos, seus painéis dão um destaque para o espaço, além de contribuir para a sensação de uma atmosfera mais confortável e aconchegante.

Para conseguir o efeito desejado, há vários tipos, tamanhos e até mesmo cores – fugindo do vermelho ou laranja tradicional – diferentes do material, disponíveis. Além disso, os “tijolinhos” nem sempre são tijolos. Há também a opção de comprar um revestimento que imita o material, proporcionando o mesmo efeito. Para o uso interno, o arquiteto Eduardo Jaeger recomenda cuidados na colocação dos tijolos. “Internamente, o uso do tijolo de construção é recomendado pra trazer um aspecto mais rústico ao ambiente. Ele faz um bom contraponto entre o rústico e materiais tecnológicos, combinando um aspecto mais contemporâneo com algo mais rústico. O grande cuidado necessário é na colocação dos tijolos, para eles não ficarem manchados. No mais, não requerem maiores cuidados”, considera o arquiteto.

Cuidados na aplicação externa dos tijolos

Em relação ao uso externo, Eduardo alerta para outros cuidados. “Externamente, é preciso de mais cuidados, pois o tijolo é um material que absorve muita umidade, assim pode surgir uma camada de mofo nos tijolos, que ficam com um aspecto feio. Para evitar que isso aconteça, é recomendado, assim que a colocação do material for finalizada, passar uma resina impermeabilizante nos tijolos, que ficam bonitos e ganham mais durabilidade”, comenta.
Crédito da foto: Casa Cor