Testes rápidos de gravidez estão disponíveis nas unidades de saúde em Sapiranga

Sapiranga – No momento da dúvida sobre uma gravidez, seja pelo surgimento de sintomas ou atraso no ciclo menstrual, o exame de detecção do Beta -HCG é o recurso mais comum entre a maioria das mulheres. Ao ser direcionada para a Unidade Básica de Saúde, desconfiando de gravidez, a paciente normalmente era direcionada a realizar um exame de sangue, que ainda é o mais completo, porém, por se tratar de uma análise laboratorial esse recurso é mais demorado e a demanda se torna custosa em um resultado negativo. O exame reagente, que é conhecido como “teste de farmácia”, está disponível nas unidades básicas de saúde desde 2019 e é uma ferramenta mais prática para o atendimento.

 

 

Conforme resolução da PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), o teste rápido de Beta HCG é uma estratégia para a captação precoce das gestantes a darem início ao pré-natal.
A detecção do hormônio HCG se dá a partir do 7º dia após a concepção, elevando gradualmente até atingir o pico máximo na 10ª semana da gravidez.
Com o resultado positivo, a enfermeira inicia o pré-natal com o preenchimento da carteira de pré-natal, solicita exames laboratoriais, agenda consulta de retorno com médico, dentista e testes rápidos que são: VDRL (sífilis), HIV 1 e 2, Hepatites B e C.

Os testes rápidos de gravidez são realizados nas UBSs, mediante a indicação médica ou de enfermeiro

Para facilitar o acesso, as unidades de saúde realizam acolhimento através de um atendimento diferenciado onde se mantém agenda aberta, sem necessidade de marcar consulta e que o profissional tenha disponibilidade para ouvir a paciente, tirando suas dúvidas.
O teste é realizado mediante a indicação de um profissional técnico, geralmente o enfermeiro, que na conversa já pega as informações necessárias para encaminhar o teste que é feito através de urina fresca, tendo o resultado em poucos minutos.

Primeiro exame

O objetivo principal da utilização do teste reagente como primeiro atendimento para os sintomas de gravidez é proporcionar agilidade. No entanto, logo após a positivação todos os outros exames necessários são solicitados, não havendo nenhuma mudança a partir dessa primeira fase. De 2019 até o início desse mês, já foram realizados 2.290 testes de Beta-HCG na rede de saúde do município, destes 541 deram resultado positivo, possibilitando o acolhimento imediato das mães.

Agilidade

A secretária de Saúde, Janete Hess, salienta a importância da disponibilidade dos testes. “É uma forma de alcançamos a praticidade para as mulheres em atraso menstrual, facilitando e agilizando o processo de início ao pré-natal nos casos de gestação e, em casos negativos, a conduta é individual com orientações da equipe técnica. Salientamos que todas as unidades de saúde possuem o teste disponível, o qual pode ser realizado através da avaliação do profissional enfermeiro. O pré-natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê”.