Teste aplicado em uma criança de Araricá para Covid-19 deu negativo

Secretária de Saúde de Araricá, Cleide Santiago Marques - Foto: Deivis Luz

Araricá – Há cerca de três semanas, uma criança do município teve amostra biológica coletada, pois existia a suspeita de que havia contraído o novo coronavírus. Entretanto, em recente agenda na Câmara de Vereadores a secretária de Saúde, Cleide Santiago Marques, esclareceu as razões que forçaram os profissionais de saúde a internar a criança: “É uma criança que nasceu com vários problemas de saúde e ela está internada em um hospital da Capital. Recebemos o resultado do exame para o coronavírus, que deu negativo”, exclareceu a a enfermeira que é pós-graduada em ginecologia e obstetrícia e responde pela pasta desde novembro.

Cleide foi até a Câmara prestar esclarecimentos das ações do município na saúde e dos cuidados que o município tem aplicado no controle epidemiológico do coronavírus: “Conseguimos achatar essa escala e diminuímos os casos em âmbito estadual, pois a população aderiu as orientações. É fundamental manter as precauções, inclusive, com o uso de máscara que está disponível no Posto de Saúde Central para a população e que recebemos através de doações”, reforça Cleide.

Importância de utilizar máscara ao sair em público

A secretária solicita que os moradores incluam em seus hábitos diários a máscara como um acessório necessário nos próximos meses: “Recebemos máscaras artesanais através de pessoas da comunidade e equipamentos de empresas, e desta forma, estamos repassando para os moradores. Necessitamos que os moradores usem as máscaras ao ir trabalhar, ao frequentar mercados, lojas e ao circularem pelas ruas, assim, estarão protegidos e protegendo os outros. É necessário que a população entenda que ainda estamos em uma situação crítica. Mas, com a graça de Deus vamos vencer essa etapa”, analisa Cleide.

Atualmente, Araricá já avaliou 13 casos, nenhum houve necessidade de internação e todos estão bem. “Estamos com dois casos onde acompanhamos a evolução dos pacientes e repassamos orientações”, conclui Cleide.