Terras andinas: Peru

Cultura | Peru combina tradições indígenas e espanholas para atrair turistas

Com uma identidade formada através da mistura das culturas indígena e espanhola, o Peru é conhecido pelos terrenos de Machu Picchu, região montanhosa que mais atrai os turistas, por seu ar misterioso e arquitetura complexa. Machu Picchu, que fica a mais de dois mil metros acima do nível do mar, até hoje gera debates sobre a criação e serventia de suas construções de pedra. O local foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Porém, não é só de Machu Picchu que vive o turismo do país. Cusco, a antiga capital do império inca, também chamou atenção da Unesco e foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade. Além de conferir as construções coloniais de estilo barroco andido, erguidas sobre o que restou da arquitetura incas na cidade o turista também tem acesso a diversos museus e sítios arqueológicos.

Lima, a capital do Peru, é uma cidade costeira, banhada pelo Pacífico. No bairro Miraflores estão pontos turísticos como o Parque del Amor – onde se destaca a estátua O Beijo, de Victor Delfín, com três metros de altura – e o Huaca Pucllana, sítio arqueológico que data de 200 a 700 d.C. e abriga uma pirâmide de 25 metros de altura. Outro ponto turístico famoso de Lima é a Praça das Armas, localizada no centro histórico da cidade. Ela abriga a Catedral, edifícios coloniais, estátuas e pinturas.

Minha experiência no Peru

Por Cintia Koch

Eu posso dizer que já realizei um sonho: conhecer Machu Picchu! Desde que estudei sobre os incas decidi que iria conhecer essa incrível cidade antiga… Lima tem locais belíssimos, me encantei pelo distrito de Miraflores onde pude saborear Pisco e Ceviche! Em Puno, visitamos o lago Titicaca e a altitude nos atingiu com maior intensidade. Haja chá e balas de coca para amenizar o desconforto, mas o pôr do sol no lago é maravilhoso! Apenas deixar cair a câmera fotográfica no lago não fazia parte dos planos… Mas decidi encarar como uma oferenda para os Deuses e dar risada… Visitamos Cusco, parando por vários sítios arqueológicos pelo caminho. História por todo lado! A noite agitada com várias baladas e muitos estrangeiros foi muito divertida. Seguimos até Águas Calientes de trem, no grande dia: a visita à Machu Picchu! Que sensação indescritível, um lugar mágico. Esse lugar místico vai ficar pra sempre na minha memória.

Crédito da foto: Thinkstock