Terceiro mutirão de consultas especializadas beneficia quase 300 pessoas em Campo Bom

Campo Bom – Quase 300 pessoas que aguardavam na fila de espera foram beneficiadas com o terceiro mutirão de 2019 de consultas especializadas promovido pela Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na ação, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, no protocolo do Centro Administrativo, a Prefeitura deu seguimento aos mutirões que vêm sendo realizados para reduzir filas de espera em diversas especialidades médicas.

Para a área de neurologia, foram encaminhados para consultas cerca de 120 pacientes. Desde fevereiro, cerca de 450 pacientes foram acolhidos em mutirões desta especialidade. O projeto tem objetivo de que, até o próximo mês, um total de 700 pacientes de neurologia sejam atendidos, deixando a demanda em dia nesta área, possibilitando que os próximos atendimentos ocorram em prazos menores, de 60 dias. O serviço está sendo prestado por um médico especializado, que realiza as consultas extras contratadas no Centro de Saúde Paulista.

Já na área da oftalmologia foram encaminhados 150 pacientes neste mutirão, para consultas de casos de baixa complexidade, em uma clínica de Campo Bom.

Dermatologista e novos gastro e endócrino

“Da mesma forma, estamos investindo em mais dois dermatologistas para atuarem na rede municipal de saúde para ajudarem a atender a demanda reprimida e iremos ainda contar com gastro e endócrino atendendo no hospital dentro em breve. Todas as ações que implementamos visam melhorar a vida das pessoas”, destaca Luciano Orsi.

Campo Bom investe cerca de R$ 30 mil nos mutirões

A previsão é chamar mais 150 pacientes no mês que vêm. Somando as especialidades de neurologia e oftalmologia, foram investidos cerca de R$ 30 mil nestes mutirões. “Com esses mutirões já conseguimos uma notável redução da fila de espera em variadas modalidades que passam pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Essas ações ocorrem por meio de contratações de pacotes de exames e consultas”, afirma a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

O mutirão é voltado para pessoas que já aguardam atendimento. Elas são comunicadas conforme os dados cadastrados. É importante comparecer ao atendimento na data agendada. O não comparecimento, desprovido de justificativa, atrapalha o andamento da ação. A coordenadora da CMCE, Michele Closs da Silva, destaca a importância de agendar a consulta ou exame no mutirão, mas ressalta que o paciente não deixe de comparecer nos dias e horários marcados. Segundo ela, muitas pessoas acabam faltando sem avisar com antecedência, o que impede que outra pessoa que também precisa muito do atendimento possa usufruir do serviço. Recomenda-se que os que aguardam serem chamados para cirurgias, consultas e exames, entrem em contato com o CMCE, solicitando a verificação dos seus dados e atualização destes, caso estejam incorretos.

Fotos: Eder Zucolotto