Terceira passagem no pedágio no mesmo dia renderá gratuidade

Multipassagem | Sistema deve entrar em vigor ainda em fevereiro

Região – Atenção motoristas que utilizam diariamente a RS-239. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) isentará os usuários que passarem duas vezes na mesma praça de pedágio, no mesmo dia e no mesmo sentido. A confirmação foi repassada pela assessoria de impresa da EGR ao Repercussão em primeira mão nesta semana.
O benefício da Multipassagem atende uma resolução de 27 de junho de 2014, que estabelece os critérios para a isenção do pagamento de tarifa no caso de passagem múltipla pela mesma praça, no mesmo sentido, no prazo de 24 horas.
Atualmente, a EGR ainda não teve o seu diretor-presidente anunciado pelo governador, José Ivo Sartori. O comando da estatal está interinamente ao cargo de Ney Michelucci, que é o diretor Administrativo e Financeiro e diretor-presidente em exercício, em substituição de Luiz Carlos Bertotto.
Beneficiados com ato
Entre os setores da economia que serão beneficiados com a implantação da Multipassagem, está o setor de logística e de serviços.
Em Campo Bom, são pelo menos duas grandes empresas de logística, além de uma empresa da área da construção civil, que possuem uma frota grande de caminhões e que trafegam diariamente pela rodovia. O pagamento do pedágio também gera um um alto custo financeiro para as empresas. 
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Bom,  Omar Hoffmeister, cita o custo elevadíssimo que o pedágio representa para as empresas.
Um software instalado na cabine de pedágio será o responsável pelo controle das passagens dos veículos.
Prefeitos comentam
O prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, reforça que sempre defendeu a isenção para os campo-bonenses, em diferentes administrações. “Desde 2009 o prefeito tem este pleito junto ao estado e defende que a isenção pelo menos deva ser avaliada às empresas instaladas ao longo do ERS 239 bem como nas áreas industriais do município”, pondera.
Para o prefeito de Nova Hartz, somente a Multipassagem não é suficiente. “Precisamos que os recursos do pedágio sejam reinvestidos em sua totalidade na RS-239 e que os controladores de velocidade sejam religados. Só assim teremos uma estrada com comodidade e segurança para os seus usuários”, comenta. A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling diz que a medida significa economia aos usuários e demonstra comprometimento por parte da nova diretoria.