Teotônio Vilela e Mauá devem receber iluminação em 2021 em Sapiranga

Quase 600 lâmpadas de sódio foram trocadas por modelos mais modernos, de LED, em Sapiranga Foto: PMS

Sapiranga – Um projeto da prefeitura deve iluminar as avenidas Teotônio Vilela e Mauá ainda em 2021. Em relação à primeira, já há estudo da Administração em parceria com a RGE para a instalação de iluminação pública no local, cujo custo aproximado está orçado em R$ 152 mil. Em relação ao trecho da Mauá, recentemente ampliado e asfaltado, o estudo de projeto para instalação das luminárias já está em andamento. A previsão para início da aplicação das lâmpadas na via é início do ano que vem.

 

Em relação às novas passarelas, instaladas na ERS-239, a prefeitura esclarece que a iluminação no local é de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). “A Secretaria de Obras não tem informação se já foi solicitado o pedido ou não, visto que não temos acesso ao projeto de execução das passarelas”, explicou o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Ademir Machado dos Santos.

 

O secretário também explica que, em 2020, houve um número considerável de lâmpadas convencionais de sódio substituídas por novas, de LED, no município. De acordo com a pasta, 588 lâmpadas foram trocadas neste ano, com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil, utilizados para a compra, além das lâmpadas, das luminárias e equipamentos para instalação.

 

Lâmpadas LED trazem benefícios de curto e longo prazo para o município, afirma secretário

O secretário Ademir explica que, no momento, não há projeto para iluminação em LED em toda a cidade, porém, a possibilidade não está descartada. “A troca dessas lâmpadas traz uma grande economia nos custos de consumo de energia para o município, além de ser esteticamente mais atraente”, afirma.

588 lâmpadas de LED instaladas

A Secretaria de Obras enviou uma lista de todas as ruas contempladas com a substituição das lâmpadas em 2020:
Avenidas Flamingos, Monte Castelo, Antão de Farias e Mauá (trecho antigo).
Ruas Presidente Roosevelt, Sete de Setembro, Genuíno Sampaio, da Ladeira, Padre Antônio Vieira, Alberto Schmidt, Carlos Alfredo Berlitz, Goethe, Riachuelo, Porto Palmeira, Sarmento Leite, Divinópolis, da Mata, Tiradentes, Gramado, Silveira Martins, General Lima e Silva, Campos Sales, Pio XII, Saldanha da Gama, Capitão Montanha, Itapema, além das Picadas Bela Hú, Verão e São Jacó.