Tenente Bordignon assume comando do Corpo de Bombeiros de Sapiranga

Tenente Bordignon ingressou na corporação no ano de 2003 (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – Neste mês de março, o Corpo de Bombeiros de Sapiranga passou a ter um novo comandante, o 1º tenente Mateus Bordignon Schoenell, 40 anos.
O oficial foi transferido da capital, onde exercia a função de Analista da Divisão de Logística e Patrimônio no Comando do Corpo de Bombeiros Militar. Natural de Cachoeira do Sul e morador de Sapiranga, Bordignon ingressou na corporação no ano de 2003. Após se formar soldado na academia de bombeiros em Porto Alegre, passou a atuar como soldado no Corpo de Bombeiros de Sapiranga, onde permaneceu até novembro de 2018. Em 2010, ele foi promovido a sargento e, em 2018, foi transferido para Porto Alegre por ocasião da promoção ao posto de 1º tenente. “Quando fui promovido a tenente, poderia ter assumido um quartel no Estado, pois somos do Estado, mas surgiu a vaga em Sapiranga e consegui. Já morava aqui, e fico feliz em assumir o comando da corporação sapiranguense”, disse o tenente. “Neste dois anos em Porto Alegre, aprendi muito e traga experiência nesse setor logística e patrimônio”.
Em sua trajetória profissional, exerceu diversas atividades operacionais e administrativas, destacando-se como guarda vidas no litoral norte e operador de cão de busca e salvamento, quando Sapiranga tinha sua equipe de K9.

Atuou nos Jogos Pan-Americanos e na Copa de 2014, além de ter comandado pelotões no litoral

Como soldado, representou o Estado como integrante da equipe de Cães Farejadores de Busca e Resgate que atuaram as atividades de segurança dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Como sargento, participou do serviço operacional em atividades de Busca e Salvamento na Copa do Mundo de 2014 e também comandou interinamente o pelotão de Bombeiros Militar de Parobé em 2017. Já como tenente, além da função exercida na DLP, comandou os pelotões de Guarda vidas de Cidreira e Tramandaí nas operações Verão de 2020 e 2021.

“Me apaixonei, está no DNA”

Bordignon decidiu ser bombeiro aos 22 anos. “Fiz o concurso da Brigada Militar e, na época, na hora de escolher, soube que tinha a escolha do bombeiro e decidi por isso. Me despertou na hora e logo me apaixonei; está no DNA. Eu venci na vida profissional ali, no momento daquela escolha”, conta ele, orgulhoso da carreira. Ele também sente-se feliz pela escolha da cidade que decidiu viver. “Sapiranga também foi uma cidade que adotei. Me estabeleci aqui, casei, e virei sapiranguense de coração. Fui muito bem acolhido”, conta. Sobre seu retorno à Sapiranga como comandante, Bordignon reforça que o objetivo é prestar um serviço de excelência. “O pelotão está sempre à disposição da comunidade, na prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, ainda mais neste período de incerteza. Somos um braço aliado do Poder Público e da comunidade; somos uma equipe qualificada, treinada e que dispõe das melhores tecnologias para atender”.