Temporal causa falta de água e luz em bairros de Sapiranga

Região – O temporal ocorrido no início da noite desta segunda-feira, 11, ocasionou diversos transtornos a moradores das cidades da região, entre os mais comuns deles a falta de luz e água.

De acordo com relatos de alguns moradores sapiranguenses, os bairros afetados pela falta de água são Oeste, Centro, Centenário, São Jacó e Voo Livre. Já pela falta de luz, bairros como Centro, Sete de Setembro e Santa Fé ficaram no escuro.

À redação do Jornal Repercussão, o chefe da unidade da Corsan no município, Deoclécio Trampusch, explica que devido ao temporal e consequente falta de energia, o abastecimento de água também foi prejudicado. “Ontem por causa do temporal e do vento, faltou energia na nossa Estação de Bombeamento de Água (EBA) e fizemos vários contatos com a RGE Sul e não obtivemos retorno ainda. Estamos aguardando eles virem religar a nossa energia para restabelecermos o bombeamento novamente”, explica.

Segundo Trampusch, a falta de energia na EBA, da rua Padre Reus, afeta toda a cidade. “A falta de energia na EBA afetou toda a cidade. O nosso bombeamento central que vem de Campo Bom é distribuído a partir dali”, conta.

Na quarta-feira, 13, a previsão é de nova falta de água em Sapiranga, mas não por causa de temporais, e sim pela necessidade de efetuar melhorias no sistema da EBA.

Em nota, a RGE Sul afirma que as equipes trabalham no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. O número de usuários afetados pela falta de energia não foi divulgado, mas a concessionária informa que o número de usuários afetados reduziu para 158 mil. “Neste momento as equipes da RGE estão em contingência devido aos estragos causados pelo temporal de ontem. Reduziu para 158 mil o número de clientes sem energia na área da RGE. As equipes seguem trabalhando para restabelecer a energia o mais rápido possível. As regiões mais castigadas pelo temporal foram Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo”, afirma em nota.

Ainda não há previsão de restabelecimento.

Foto: Reprodução