Temporais causam destruição na região e escolas suspendem aulas

Região – Os fortes temporais registrados na região desde o final da tarde desta quarta-feira (14) causaram muitos transtornos aos moradores das quatro cidades de abrangência do Jornal Repercussão (Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz).

Situação de cada município

Sapiranga

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Leandro da Costa, pelo menos 25 postes de energia elétrica e cerca de 30 árvores estão caídos nas ruas da cidade. Além disso, mais de 50 residências foram atingidas e ficaram parcialmente destelhadas. Costa ainda cita que o nível do Rio do Sinos sobe de forma rápida. “Estamos monitorando as águas do Rio do Sinos e notamos que as mesmas sobem rapidamente. Aproximadamente 100 famílias ribeirinhas continuam ilhadas. Outras 50 pessoas estão desabrigadas e foram alojadas na Escola João Evaristo Bauer e em um barracão católico”.

O coordenador da Defesa Civil de Sapiranga pede que a comunidade ajude com doações. “O que mais precisamos de doações no momento são de alimentos. Roupas já temos o suficiente”. Quem quiser doar, pode entregar os mantimentos no portão dos fundos da Prefeitura Municipal.

Várias escolas de Sapiranga, como a Ayrton Senna e La Salle, suspenderam as aulas do turno da tarde e noite desta quinta-feira (15).

Campo Bom

Um posto de combustíveis (foto), ao lado da Praça de Pedágio na RS-239, teve sua estrutura comprometida com um temporal no final da tarde desta quarta-feira (14).

Quem circulou durante a manhã desta quinta-feira (15) pelas ruas do município, pode perceber alguns transtornos causados pelo temporal. O vendaval prejudicou parte do conjunto de semáforos da Avenida Brasil e até derrubou outros (caso do existente na esquina da Avenida Brasil com a Rua 13 de Maio).

Postes da AES Sul cederam em diversos bairros e logo cedo, a Avenida dos Municípios próximo da Rua dos Andradas, chegou a ficar interrompida no sentido Sapiranga/Campo Bom. O Corpo de Bombeiros agiu rápido e auxiliou na desobstrução do trecho. Fios da rede elétrica e galhos prejudicavam a passagem pelo ponto

A falta de energia afetou o funcionamento de dezenas de comércios, principalmente, nos bairros Porto Blos, Santo Antônio, Quatro Colônias e Santa Lúcia. Diversos mercados estavam sem luz desde às 18 horas da quarta-feira (14).

Pelo menos nove escolas tiveram as aulas canceladas em razão da falta de energia e os alunos dispensados. Até o momento, a Defesa Civil prestou auxílio para cerca de dez famílias que de alguma forma, foram atingidas pelo temporal. Não há desabrigados.

Araricá

A falta de energia forçou a Prefeitura a fechar e suspender o atendimento ao público nesta quinta-feira (15).  Há dezenas de residências sem energia elétrica no município, as escolas cancelaram as aulas nesta quinta-feira e dispensaram os estudantes. No momento, a Defesa Civil presta auxílio para famílias que tiveram suas residências atingidas pelo vendaval e granizo. Lonas devem ser entregues aos moradores mais afetados.

Nova Hartz

Três postes na Rua Londres, no bairro Das Rosas, ficaram pendurados nos fios devido ao vendaval. Na VRS-464 também houve registro de problemas na estrutura da RGE. Conforme a Defesa Civil, o granizo atingiu o município, mas com menos intensidade. Na área rural, os principais transtornos estão localizados nas regiões do Canto Kirsch, Vicente Melo e Morro Canudos. Não há estradas interditadas ou pontos de alagamento.

Telecomunicações

Há diversos relatos de usuários da telefonia móvel citando problemas para receber e fazer chamadas. Até o momento, a reportagem não obteve um panorama junto às operadoras de telefonia de como o temporal afeta o serviço.

 

Crédito foto: Leandro Borges