Mesmo com chuvas, janeiro termina com recorde de temperatura

Campo Bom – O mês de janeiro de 2019 foi o mais quente em 35 anos em Campo Bom. O climatologista Nilson Wolff afirma que o clima abafado e sem umidade com a presença da chuva foi o que contribuiu para as elevadas temperaturas neste mês.

A média normal no mês de janeiro na cidade é de 25 graus. Com os dois graus a mais da média deste ano, ultrapassou o último recorde, de janeiro de 2014, quando registrou 26.4 graus. Nesse mês, as noites também tiveram as temperaturas elevadas, sendo que apenas em duas ocasiões, os termômetros registraram menos de 20 graus. Esse também foi um dos fatores que ajudaram no recorde deste ano.

Mas, conforme Wolff, para fevereiro, as altas temperaturas devem ser amenizadas por algumas frentes frias que devem chegar neste início de mês. “Amanhã, 1° de fevereiro, repete o calor, porém por causa da chuva, vai ser o último dia dessa onda de calor. Sábado chove mais e haverá queda nas temperaturas”, prevê o climatologista.

Assim, na próxima semana, de terça para quarta-feira, as temperaturas em Campo Bom e região devem ter mínima de 15 graus, e máxima de 29 graus. Nesta quinta-feira, 31, ao meio dia, Campo Bom marcava 36 graus, sendo que a máxima ainda pode chegar aos 40 graus. A sensação térmica chega a 42ºC.

Texto: Diego Moraes
Foto: Nilson Wolff