Tem um colorido diferente na área central de Nova Hartz

Flores decorativas ajudam a embelezar a área central do município Fotos: Keila Massaia/Prefeitura de Nova Hartz

Nova Hartz – Uma iniciativa pioneira liderada pela Prefeitura tem procurado embelezar a Rua Emílio Jost, no Centro. Com as mudanças no trânsito e de estacionamento efetuadas pela Diretoria de Mobilidade Urbana, o município colocou em prática um projeto para implantação de canteiros e paisagismo a partir da esquina com a Av. Irmãos Hartz, até a esquina com a Rua da Várzea.

 

O diretor de Mobilidade Urbana, Ciliomar Dias, explica as qualificações comandadas pela Prefeitura e que sensibilizou comerciantes à adoção destes canteiros públicos. “A partir das obras da Rua Coberta, percebemos que o projeto ficaria muito bonito. Dessa forma, decidimos ampliar esse paisagismo para a Emílio Jost, conjuntamente, com a modificação do estacionamento para o modelo oblíquo. Isso trouxe uma dinâmica diferente, pois com os carros todos para um lado, os condutores diminuem a velocidade quando se aproximam das faixas de pedestres, tornando os pedestres mais visíveis”, pondera o diretor.

Desde o princípio, a proposta dos técnicos da Prefeitura era de trazer mais colorido e vida ao cinza do asfalto. “Buscávamos proporcionar uma repaginada na rua, pois Nova Hartz, não tem muito disso”, analisa o diretor.

Busca pela sensibilização

A construção dos canteiros, ação liderada pela Prefeitura, só ficou completa a partir da adoção dos espaços por algumas empresas e comércios locais. “Cinco comerciantes gostaram da ideia e adotaram alguns espaços. Logo depois, por iniciativa dos empresários, começaram a florir e promover o paisagismo destes locais. Nossa ideia com essa proposta, além de tornar mais florida a área central, é despertar o interesse das pessoas em ter mais cuidado com a própria cidade. Como contrapartida, as empresas colocam suas marcas nesses canteiros”, detalha o diretor.

Esforço mútuo

O objetivo da prefeitura é expandir essa iniciativa de construir canteiros em outras partes de Nova Hartz. “Formatamos uma parceria com a CDL local, mas queremos sensibilizar, ainda, a comunidade e famílias a adotar um canteiro. Nossa ideia é expandir a iniciativa para mais lugares. Na mesma linha, queremos repaginar a Praça do Museu. Queremos que os moradores pensem diferente e passem a compartilhar esse cuidado e amor pela cidade”, cita.