Telemedicina em Campo Bom fecha primeiro mês com 373 atendimentos

Campo Bom – O balanço do primeiro mês de funcionamento da Telemedicina em Campo Bom foi atualizado, no último dia do mês de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao longo de quase um mês de operação foram contabilizados 373 atendimentos pela plataforma que pode ser acessada, gratuitamente, pelos campo-bonenses por meio de ligação para um número de telefone 0800 de uma central de atendimento ou contato pelo WhatsApp.

O recurso que conta com o aval do Conselho de Medicina, busca facilitar o atendimento médico em meio à pandemia de coronavírus, ao mesmo tempo em que, evita a ida de pessoas às unidades de saúde reduzindo chances de aglomerações e riscos de contaminação e proliferação do Covid-19 entre a população. A maior parte dos pacientes que entraram em contato eram mulheres, um total de 259. Em operação desde o dia 6 de julho, a telemedicina teve como principal desfecho, a recomendação de autocuidado instruída por um profissional. As principais dúvidas que surgiram nas ligações estavam relacionadas às informações sobre o coronavírus, dúvidas quanto a alterações respiratórias, possíveis dores, e agendamento de exames e consultas. A maior parte dos atendimentos foram resolvidos em menos de 30 minutos.

Serviço é 24 horas ao dia

O serviço funciona 24 horas por dia, sem limite no número de atendimentos. Para entrar em contato, basta ligar gratuitamente para o número 0800 772 8989 ou enviar mensagem para o WhatsApp (51) 99615-3914. É necessário se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) registrado em Campo Bom. Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, será incluída no protocolo.

Resoluções por telefone

Até o fim de julho, um total de 65% dos casos foram resolvidos pelo próprio telefone. Em segundo, aparecem as intercorrências, com pacientes sendo encaminhados ao Pronto Atendimento e ao Pronto Socorro (emergência do hospital). “Nós sabemos que 75% dos atendimentos nas unidades de saúde de Campo Bom são classificados como pacientes de baixa complexidade. Estamos conseguindo reduzir esse número de atendimentos presenciais, trazendo resolutividade, conforto, praticidade, sem perder segurança para a assistência ao paciente”, opina o diretor médico do Hospital Lauro Reus, Rafael França. A casa de saúde campo-bonense (foto) faz a retaguarda dos atendimentos da telemedicina.

Serviço é mais acessado pelas mulheres

No primeiro mês de operação foi observada uma ampla prevalência pela busca ao serviço da telemedicina por parte de pessoas do sexo feminino.

As mulheres, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, somam 259 atendimentos do total de 373. Já quando o assunto é a faixa etária, entre ambos os sexos, a maior parcela dos pacientes possui idade entre 30 e 39 anos. “Os pacientes nessa faixa etária são os que mais têm facilidade para uso desses instrumentos de contato, enquanto que pessoas de mais idade podem ter dificuldade para utilizar o WhatsApp ou fazer uma videochamada, por exemplo. Mesmo assim, a ideia é que o número de atendimentos para todas as idades cresça cada vez mais”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira.

A estimativa é que a telemedicina siga em operação enquanto durar a pandemia, mas com prazo máximo de seis meses. O recurso é proveniente da Portaria 488/2020 do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal investe mais de R$ 54 mil ao mês para prestação do serviço.