Telefonia lidera ranking de reclamações no Procon

Região – Os consumidores que têm os seus direitos violados contam com uma importante alternativa para fazer valer as normas previstas na Lei. Trata-se do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.
Quando uma questão é encaminhada ao órgão, a primeira medida é a tentativa de acordo. Nos casos em que não há conciliação, é instaurado um Processo Administrativo, onde podem ser aplicadas multas aos fornecedores. 
Um levantamento realizado em Sapiranga e Campo Bom aponta unanimidade entre os setores que mais geram insatisfação.
Empresas de telefonia aparecem no topo da lista de reclamações. Segundo o responsável pelo Procon de Campo Bom, João Orsi “o problema mais comum são as ofertas de planos com supostas vantagens, mas que acabam sendo lesivas ao consumidor. Em alguns casos, a conta chega a triplicar de valor, incluindo serviços não solicitados.” Lembrando também das situações de  defeitos em produtos e má qualidade nos serviços de banco, financeiras e compras on-line.
Algumas medidas podem ser adotadas pelo consumidor. É necessário ter cautela e certificar-se o que está adquirindo. Estar atento as taxas de juros cobradas por bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito e documentar todos os contatos, para facilitar a comprovação junto ao órgão.
Em Campo Bom, o atendimento é restrito ao município. O Procon de Sapiranga está apto à atender demandas de Araricá e Nova Hartz.
Mais informações:
*No município de Sapiranga, foram 450 casos registrados de janeiro à maio. (Uma média de 90 por mês). 
*No primeiro mês de serviço do Procon em Campo Bom, foram 208 atendimentos.
*Em Sapiranga, o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 18h30, no terceiro piso da Câmara Municipal de Vereadores.
Telefone: 3959-1054
*Em Campo Bom, o atendimento é das 13h às 18h. Na Avenida dos Estados, 900. Telefone: 3597-4203.
*Para realizar a reclamação, é preciso que o consumidor vá até o Procon, munido de CPF, RG, comprovante de residência e protocolo de atendimento ou e-mail que comprove a tentativa direta de solução do problema com o fornecedor.