Tecnologia para a medição do clima

Campo Bom – Uma das mais antigas estações meteorológicas da região, e que fica junto à Secretária de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito da Prefeitura, pode estar com os dias contados. Nesta semana, os vereadores campo-bonenses aprovaram projeto de lei autorizando convênio do município com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a instalação, operação e manutenção de uma Estação Meteorológica Automática.
Conforme o responsável pela atual estação, o geógrafo, Nilson Wolff, o futuro espaço ficará junto do Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler, no bairro Genuíno Sampaio. “Com a implantação deste novo modelo de medição, estaremos ampliando e modernizando a rede meteorológica de Campo Bom, que é vinculado ao 8º Distrito de Meteorologia”, destaca.
O diálogo para essa mudança estrutural vem sendo articulada, desde o ano passado, quando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (ministério que comanda o Inmet) ainda era comandado pelo deputado federal gaúcho Mendes Ribeiro Filho (PMDB).
Ele comenta que os dados meteorológicos podem servir, até mesmo, para a construção civil. “É possível comprovar cientificamente que determinado período, houve chuva expressiva, prejudicando os trabalhos”, explica dizendo que a Prefeitura utiliza os dados constantemente.