Tecnologia diferenciada ajuda na prevenção de roubos a veículos

Região – A codificação das chaves da maioria dos carros de hoje em dia é realizada através de um chip transponder. Nos automóveis existe uma comunicação entre a peça codificada e a central de segurança, que fica dentro do veículo, mais precisamente o imobilizador.

Essa “conversa” é realizada através de uma bobina que fica no cilindro de ignição do carro, gerando um campo magnético e enviando os dados armazenados no chip para a central do carro. Se existir algum problema nessa peça ou se a chave for incorreta, no painel do carro uma luz sinalizadora se acende. Se os dados do chip corresponderem com os da central, a partida do carro é liberada.

As chaves codificadas surgiram em meados dos anos 90, na Europa, devido ao grande número de roubos de carros. Então, empresas de seguros exigiram que montadoras desenvolvessem um sistema mais seguro para tentar diminuir os furtos.

CUIDADOS

Existem diversas situações em que os usuários podem encontrar problemas no seu uso. O Jornal Repercussão destacou os principais cuidados que devem ser tomados.

Confira a lista:

Eles entendem do assunto

Vinícius Bernardes, funcionário da Ferragens Laurinho

“Nesse ramo, já realizamos o serviço a mais de 17 anos. Hoje temos uma variedade de scaners direcionados para chaves eletrônicas e máquinas automáticas para cortar e frisar as chaves automotivas a partir do chassi do carro.”

 

 

 

 

 

Rodrigo, proprietário da RMS Som Automotivo

“Comecei a realizar esse serviço porque os carros de hoje em dia possuem muita tecnologia, isso me atraiu bastante. O mais importante, para mim, é poder ajudar o cliente em um eventual problema e evitar que aconteça novamente.”

É IMPORTANTE NA CONFECÇÃO

É importante que os usuários deste tipo de chave tenham em mente que os preços variam de acordo com o modelo do carro e o tempo mínimo de confecção de uma cópia é de duas horas. É necessário e indispensável que o veículo esteja junto para realizar este serviço.

Texto: Lilia Moraes

Fotos: Divulgação