Talentos de Sapiranga no Festival de Curtas

Cinema | 7ª edição do Festival Escolar de Curtas-Metragens deu visibilidade aos alunos da cidade

Alunos das três redes de ensino de Sapiranga participaram do Festival Escolar de Cinema de Curtas-metragens, que já está virando tradição no município. Dividido em três categorias (Categoria 1, que engloba as produções de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Categoria 2, que são produções de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Categoria 3, das produções de alunos de Ensino Médio e EJA), o Festival idealizado pelo setor de projetos da Secretaria de Educação sapiranguense valoriza os talentos locais e dá aos estudantes uma oportunidade de aprenderem as técnicas cinematográficas – conhecimentos divididos pelos professores do município, que receberam oficinas sobre produções de cinema no ano passado.

Para compor o time de jurados, a organização escolheu profissionais do Cinema e da Comunicação, entre eles, Nicole Roth, que faz parte da equipe de reportagem do Jornal Repercussão. “A produção do Festival mostra que a cada nova edição, há um esforço maior dos alunos em inovarem e irem além, buscando maneiras diferentes e mais evoluídas de contarem suas histórias”, considera Nicole.

Participaram desta edição do Festival as escolas Ayrton Senna – Unidade de Ensino Fundamental (UEF), Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus, Instituto Estadual Mathilde Zatar, EMEF Pastor Rodolfo Saenger e EMEF São Carlos.

Curtas premiados na 7ª edição

Na cerimônia de premiação dos curtas, que ocorreu nesta terça-feira (6), no auditório da Smed, o curta Marina (com direção e roteiro de Jardel Rocha), do Ayrton Senna, ganhou como Melhor Filme, e destaques de Trilha Sonora, Roteiro, Elenco, Direção e Mensagem Educativa da Categoria 1. Já na Categoria 2, o curta À Margem do que Existe (com direção de Jardel Rocha e roteiro de Thiago Silva) ficou como melhor filme, e destaque de Roteiro, Mensagem Educativa e Direção. O curta O Relógio (com direção de Jardel Rocha e roteiro de Larissa Campello, adaptado pelo grupo) ficou com destaque Melhor Trilha Sonora e o curta Portais (com direção de Luís Fabiano Silveira e Fernanda Gewer e roteiro de Eduarda Herber e Gabriela Linn Rocha) ficou com destaque Elenco. Pela categoria 3, que tinha apenas um indicado, o documentário Você é Formado em Quê? (com direção e roteiro de Lucas Portilho e Murilo Souto Alves) ficou com todos os prêmios. Ainda participaram do festival os curtas Refúgio Imaginário (com direção de Caroline Costa e roteiro de Caroline Costa e Eduarda Farias) e Querido Diário (com direção e roteiro de Larissa Kanitz).